Como parte das varias comemorações dos 80 anos da Escola de Arquitetura da UFMG, o Palácio das Artes exibe uma exposição sobre a Escola, que consiste em vários ambientes, cada um com uma abordagem diferente.
Três destes ambientes exibem projetos feitos por alunos da EAUFMG, coordenados por professores, feitos para uma campanha chamada Idéias para BH. Os projetos são exibidos por meio de fotos, maquetes, vídeos e exemplares, como o projeto campeão da campanha feito para o Aglomerado da Serra, que é exibido por meio de maquetes. Outra ideia foi feita por 5 alunas para reutilização da água das chuvas mostrada atraves de uma miniatura, o mais interessante chamado Prótese Urbana, alem de outros projetos da campanha.
O projeto Prótese Urbana é o mais interessante porque tem o intuito de interagir habitantes com o ambiente onde a prótese se encontra. Ele foi desenvolvido para criar uma fusão entre o ‘circuito superior’ que aborda a relação entre a cidade com o exterior e o ‘circuito inferior’ que inclui atividades de pequenas dimensões na cidade. Logo, após estudar os interesses destes dois circuitos se tem a Prótese Urbana que acolhe e incentiva de modo igualitário todos os grupos socias.
Alem dos trabalhos dos alunos, tem na exposição fotos de alguns edifícios projetados por arquitetos ex-alunos e mestres da escola, e também os edifícios onde a escola já atuou. A maioria das fotos são muito conhecidas, pois mostram edifícios que se encontram, na sua grande maioria, no centro da cidade. A foto de cada edificio é acompanhada por um folder auto explicativo, onde cita o arquiteto e uma breve historia do projeto.
Em um outro espaço do Palacio das Artes esta uma sala dedicada à ex-professora Hygina Bruzzi, muito conhecida por sua critica à arquitetura e filosofia, alem de ser muito criativa por apresentar uma maneira peculiar de usar a aquarela, que é percebida em suas obras expostas. Na sala da arquiteta tambem estao frases e poemas feitos por ela que chegam a provocar sensacoes graças ao efeito visual causado pelas imensas lonas coloridas dispostas nas janelas, o som de vozes que ecoam pela sala e o calor provocado pela falta de ar condicionado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário