Em 2003, ele iniciou o seu primeiro grande projeto, que levou 6 anos para ser concluído: “Toothpick City I - História do arranha-céus”, um conjunto com mais de 50 réplicas em escala 1:164, como o Chrysler Building, em Nova York, Al Burj Arub Hotel em Dubai e a Torre Eiffel, em Paris, onde foram usados mais de 2 milhões de palitos e 170 litros de cola, exposta permanentemente em Mallorca, Espanha.
Atualmente, Stan está concluindo a “Toothpick City II – Templos e Torres” que será composta por mais de 40 edifícios religiosos e principais torres do mundo, com as mesmas características da cidade anterior. Quando concluída, será a maior estrutura de palitos de dente do mundo, com aproximadamente 4 milhões de palitos. Outro record também será batido: a peça central, torre Burj Khalifa, terá 19 metros de altura e será a mais alta estrutura feita com palitos de dente. Stan se preocupou em garantir que todas as religiões fossem representadas, em obras como a Grande Mesquita de Meca, o Vaticano, A Mesquita Azul, Wat Arun e a de Notre Dame, dentre outras.
Assim como Peter Callesen, com suas esculturas de papel, Stan Munro, na minha opinião, inova ao utilizar ferramentas tão simples e construir um trabalho tão belo. Ambos foram capazes de transmitir a importância desses materiais, as vezes esquecida, e além disso, induzem a uma reflexão sobre as diversas utilidades de um simples papel A4 e palitos de dente, por exemplo, e a dica que eles deixam é: explore o que já existe e inove a sua obra, faça dela única.
Para mais informações, visite o Site de Stan Munro: www.toothpickcity.com
Fontes: www.toothpickcity.com/, http://www.worldarchitecturenews.com/index.php?fuseaction=wanappln.projectview&upload_id=13783, http://internetparatodos.blogs.sapo.pt/520330.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário