domingo, 10 de abril de 2011

Tango

Uma breve apresentação sobre o tango,

O tango originou-se no fim do século XIX, nos subúrbios de Buenos Aires. Naquela época a dança entre homens e mulheres era considerada como algo obsceno, por isso, era dançado por casais de homens. Esse tipo de música era associada à bordeis e cabarés, pois apenas prostitutas aceitavam o ritmo.

“A melodia provinha de flauta, violino e violão, sendo que a flauta foi posteriormente substituída pelo "bandoneón" (espécie de sanfona)”.¹

Com o passar do tempo, a música foi conseguindo seu espaço nos ambientes familiares. Principalmente depois do sucesso feito na Europa, em 1910 o tango foi levado pra Paris onde se destacou e espalhou-se por todo o mundo.

Hoje em dia o ritmo é um elemento de identificação da nação argentina e, por toda Buenos Aires, existem salas de tango, nas quais turistas e moradores podem desfrutar de um maravilhoso espetáculo.

E eu como turista não podia deixar de ir a um bom show de tango, fui a Buenos Aires no início do ano e assisti o espetáculo em uma sala da Galeria Pacifico, foi uma das apresentações mais belas que ja vi. A técnica e a perfeição com que os dançarinos executam os movimentos é realmente impressionante, percebi que exige muitos ensaios e dedicação para que tudo saia perfeito, pois ao mesmo tempo os movimentos mostram suavidade e força. Valeu muito a pena ir.



Fonte:

¹ http://www.mibuenosairesquerido.com/Tango1.htm

Um comentário:

Roberto Andrés disse...

Ops, Lorraine, as postagens com #cult devem relatar uma ida a um evento, e não contar a estoria de um gênero artístico.

Sugiro que você substitua essa postagem por outra que relate a ida a algum evento, que pode ser, inclusive, uma apresentação de tango.