O Inhotim era primeiramente uma residência particular que com o tempo foi transformando-se em um museu a céu aberto. Idealizado pelo empresário Bernardo Paz na década de 80, hoje recebe a arte contemporânea de vários artistas nacionais e internacionais, em um espaço de aproximadamente 100 hectares, ou seja, 1000000 m².
Com um amplo acervo com cerca de 500 obras com mais de 100 artistas, o Inhotim apresenta hoje 70 obras em exposição, várias delas expostas ao ar livre, junto a um incrível projeto paisagístico que, desde janeiro de 2008, é coordenado pelo paisagista e curador botânico Dr. Eduardo G. Gonçalves.
O que mais me prendeu a atenção foi a exposição “Cosmococa”, criada por Hélio Oiticica e Neville d’Almeida, que são cinco ambientes onde os artistas dão a possibilidade de interação do público com a obra. “As obras relacionam-se com a ideia de “Quasi-Cinema”, desenvolvida por Oiticica e D’Almeida, que pretendia investigar a relação do público com a imagem-espetáculo”, segundo o site oficial do Instituto Cultural Inhotim.
No site http://www.inhotim.org.br/ você encontra mais informações sobre o Instituto. É um ótimo passeio para o fim de semana. Vale muito a pena conhecer.
Um comentário:
realmente uma experiencia muito divertida e instrutiva. Vale a pena visitar quem não conhece e tambem quem conhece rerere
Postar um comentário