terça-feira, 24 de maio de 2011

Arquitetura Orgânica

Estamos realmente equivocados quando pensamos que ja vimos de tudo, principalmente quando se trata de arquitetura. Pesquisando casas interessantes pela internet encontrei esse tipo de arquitetura denominada orgânica. A mesma consiste na idéia de construção ecológica, que é a interação das construções com o ambiente, dessa forma, projetos inspirados na natureza são realizados afim de haver um equilíbrio entre as construções e o ecossistema que se encontram.

Um grande arquiteto adepto a esta idéia é o mexicano Javier Senosian que desde a decada de 80 vem criando edifícios inspirados na natureza, assim, procura desenhar construções eliminando quinas e traços retos, preferindo as curvas e o grande uso das cores para se aproximar ao máximo da natureza utilizando também bastante vegetação dentro de suas construções.

Sua obra mais famosa é a casa Nautilus, conhecida como Casa Concha por ter sido inspirada em uma concha e possuir assim a forma da mesma.







Utilizando materiais à base de cimento e aço que oferecem grande resistência a terremotos e exigem pouca manutenção estrutural, a casa concha foi construída em 2007 no México.

Para quem se interessar, o primeiro video abaixo mostra a casa Nautilus por dentro e o segundo uma entrevista com o arquiteto Javier Senosian (está em espanhol mas é possivel entender um pouquinho).

http://www.arquitecturaorganica.com/nautilusweb.htm

http://www.youtube.com/watch?v=zHVq1gJ1cx0

Outra construção inspirada na natureza realizada por Javier Senosian é a Ninho de Quetzacoatl uma residência em forma de cobra.



A casa se localiza em um terreno bastante irregular e cheio de cavernas, gerando ainda mais diicudade por ser um projeto que visou uma construção que não alterase a paisagem orginal, não destruindo assim as árvores que se encontram no local.



Podemos ver com toda essa criatividade e muitas outras existentes pelo mundo que as construções não precisam ser apenas funcionais, mas sim construções harmônicas com o ambiente sem precisar eliminar o conforto que se quer de uma residência.


Nenhum comentário: