A oficina de canudinho inicialmente seria realizada em um ou dois dias, mas esta nos tomou muito mais tempo do que esperado. A técnica pode parecer simples, ainda mais depois da palestra do Ricardo Bizafra, afinal era necessário apenas muitos (mas muitos mesmo) canudinhos, um ferro de passar roupa e papel manteiga abundante.
O que esquecemos de contar foi a paciência.
Como todo projeto, arquitetamos inicialmente o grupo e as ideias, tendo como base um móvel que se integrasse a oficina de papelão já realizada. Concluimos que o melhor seria uma luminária, já que o túnel de papelão é muito escuro.
Optamos por três modelos que acabaram se resumindo em dois, uma luminária de chão e outra suspensa. A luminária de chão consiste em uma rede formada de canudinhos "amassados" pelo
ferro, que formam um bonito desing e permitem uma boa passagem de luz. A sua base é feita do reaproveitamento da oficina de canudinhos de semestres anteriores, e o tubo é feito de pvc pintado, sendo esse o único material diferente.
Canudinhos iluminados - PASSO A PASSO
No total foram gastos cerca de 3500 canudinhos do tipo suco, que é mais fino que o de vitamina.
Legenda:
Legenda:
1 e 2- Coloque cerca de 4 canudinhos bem juntinhos evoltos em papel manteiga e passe com o ferro quente a seco.
3- Faça fitas e vá trançando elas como se fosse uma "palha".
4- Utilize cola quente para colar as fitas entre si e no suporte feito de arame (no nosso caso quadrado).
5- Corte um cano de pvc, ele definirá a altura e por ele passará a instalação elétrica.
6- Pinte o cano da cor que lhe convir.
6- Pinte o cano da cor que lhe convir.
A base já estava pronta e foi feita com canudinhos também.
O resultado é uma luminária de pé!e usamos o ferro nos extremos dos canudinhos, de modo que estes ficassem unidos em uma superfície lisa. Para manter a forma retangular, criamos uma fôrma com pedaços madeira reaproveitados da sala da oficina.
A técnica já havia sido mostrada pelo Ricardo, e o resultado foi para nós um sucesso.
A técnica já havia sido mostrada pelo Ricardo, e o resultado foi para nós um sucesso.
Foi criado também uma miniatura da luminária suspensa, que funciona como um porta treco. Acima, uma imagem de ambos.
Nos inspiramos também em diversas imagens encontradas vagueando pela internet, em especial essa que apresenta um modelo parecido com o realizado.
Após unirmos os canudinhos com uma tela, a fim de garantir a sua sustentação, dobramos a parte lisa a fim de criar um formato de gota, e colocar no seu interior a iluminação.
Finalmente, obtemos as duas luminárias, apesar de vários momentos de frustração em que parecia ser impossível e outros momentos em que foi necessário rever as ideias e realizar mudanças no projeto.
Um comentário:
Gente, achei que ficou muito legal! Mas posso editar o post e colocar no final uma foto meio artistica que eu tirei da luminaria de noite iluminando a sala? Fora isso, com os canudinhos que sobraram a gente fez um porta trecos que ate entao nao tinha foto mas eu providenciei isso e como ainda ta na terça, ja vou colocar na postagem! =]
Postar um comentário