Consciência com o meio ambiente, baixo custo, fácil montagem e armazenamento, durabilidade e design são algumas das vantagens de se trabalhar com o papelão, um material que sempre foi considerado como lixo pelos designers, arquitetos e demais profissionais da área e pelo mercado consumidor em geral.
O mobiliário e acessórios de decoração feitos de papelão estão pipocando por feiras de design e tendências no mundo inteiro. Se encaixa como uma luva para solucionar problemas atuais: falta de tempo, de espaço e de dinheiro.
Escritórios e ambientes sociais são os que melhor se encaixam nesses quesitos, para a promoção de um ambiente moderno e de fácil manutenção.
Segue abaixo algums protótipos possíveis de se modelar ultilizando o papelão:
Video demonstrativo de montagem: 100t
Fotos :
Na construção da nossa poltrona utilizamos um papelão mais resistente para obter maior estabilidade, porém o material escolhido apresentou uma certa dificuldade de manuseio nos processos de corte e montagem.Mesmo assim o resultado obtido foi muito satisfatório dentro do objetivo proposto.
Utilizamos o papel timbó comercializado em folhas de 100x80 cm e, a partir de um modelo feito em escala e a consulta do protótipo retirado do blog, pudemos estabelecer as dimensões variadas e padronizadas das peças, as quais eram simétricas em relação ao eixo vertical da poltrona, sendo que as peças transversais foram obtidas de acordo com a espessura longitudinal variável da poltrona.
Para o corte das peças ultilizamos ceguetas e serra tico-tico e o encaixe foi feito manualmente com pequenas colagens em cola quente para um melhor acabamento.
Todo o trabalho foi desenvolvido em um ambiente bastante descontraído com envolvimento e colaboração de todos os integrantes do grupo.
O custo final foi de R$ 60,00 reais, o que foi relativamente barato se considerarmos todo o processo de aprendizado e resultado obtido com o produto.
Abaixo as fotos
Referencias:
*www.100t.com.br
*www.papelaomoveis.blogpot.com
*www.casa.abril.com.br/materiais/moveis/moveis-papelao
Nenhum comentário:
Postar um comentário