O grupo composto por Bruno, Mariana Fantecelle e Pedro, decidiu recriar a Scripum, em uma versão infantil e utilizando novos materiais e propondo avanços na estrutura da cadeira. Mantivemos algumas partes de madeira, mas com alguns detalhes diferentes e inovamos também com um estofado de isopor, duas barras metálicas, rodízios de silicone e muitos parafusos. Escolhemos rodinhas de silicone com freio, pois além de dar mais estabilidade à criança que irá sentar, não arranha o chão quando a cadeira for arrastada.
O material utilizado, além de muitos parafusos, foi:
Imagem 1: materiais
Imagem 2: materiais
Imagem 3: esquema de montagem dos pés dianteiros da cadeira
Imagem 4: pés dianteiros da cadeira
Percebemos que uma cadeira é confortável quando o ângulo entre o assento e o encosto é de aproximadamente 110 graus e, por isso, quando o arquiteto Adriano Mattos planejou a Scriptum, essa informação foi fundamental. Nós, do grupo, mantivemos a mesma inclinação.
Imagem 5: inclinação entre o assento e o encosto da cadeira
Terminada essa parte, nos preocupamos em fazer peça que seria suporte do assento, do encosto, ligando os dois, e ao mesmo tempo, formaria os dois pés traseiros da cadeira. Diferente da Scriptum de Adriano, onde a peça foi feita com ferro soldado, optamos por madeira também, mas cilíndrica e a melhor opção foi cabos de vassoura, e, para manter todas as juntas travadas, colocamos 2 parafusos, pois um só permitiria uma rotação. Para montar essa peça, planificamos a cadeira e verificamos alguns ângulos e o melhor método e visualmente mais bonito, é o mostrado na Imagem 6.
Imagem 6: corte e montagem com os cabos de vassoura
Para essa montagem, cortamos a ponta do cabo de vassoura mantendo uma inclinação de aproximadamente 10 graus, que juntos formariam os 20 graus desejados. Para manter a junta fixa, colamos e colocamos dois parafusos. Mantendo esse mesmo raciocínio, terminamos o suporte, com o auxílio da barra metálica dobrada de forma esquemática para manter a inclinação da cadeira.
Imagem 7: suporte
Fixando os dois suportes no restante da cadeira
Imagem 8: prévia da cadeira
Para fixar o assento de madeira no suporte, foi preciso criar uma outra peça metálica parafusada na barra metálica e na madeira do acento, como pode ser observado na Imagem 9.
Imagem 9: detalhe na peça que fixa o assento no suporte
Para concluir, pregamos o isopor no assento e no encosto, servindo como um estofamento para a cadeira.
Imagem 10: Scriptum infantil
Imagem 11: Scriptum infantil concluída
Imagem 12: Scriptum infantil concluída
Imagem 13: detalhe no rodízio com freio utilizado
Fonte: http://cincosobreomesmo.wordpress.com/equipe/adriano-mattos-correa/
Um comentário:
umas das poucas sobreviventes kkkkkk fico estruturalmente muito boa parabens
Postar um comentário