segunda-feira, 23 de maio de 2011

Documentário: Zeitgeist





Zeitgeist é uma crítica à sociedade humana e ao seu modo de vida. O documetário se divide em duas partes básicas:



Logo no início, apresenta a Terra como uma parcela ínfima do espaço, onde se desenvolveram várias espécies, entre elas a nossa, que se caracterizaria apenas por possuir polegar opositor e raciocínio lógico. No entanto, somos audaciosos o bastante para achar que tudo neste planeta está em nossa função e que podemos apropriar do que nos convir desde que proporcione benefício próprio.


Esta parte do documentário ainda é composta por cenas de barbárie, acompanhadas por discursos terroristas ou anti-terroristas, que chocaram o mundo em um passado não tão distante e que hoje fazem parte da história da humanidade. Esquecemos que tais episódios continuam a acontecer, com pequenas alterações nos enredos e com protagonistas diferentes, porém com um objetivo comum: ganhar dinheiro.


Enfim, o ponto crítico principal do documentário é a cultura da economia monetária. E assim, renega a todas as instituições existentes, sejam elas governamentais, educacionais ou religiosas.





2ª- A Proposta (Projeto Vênus): (http://www.youtube.com/watch?v=YizLaWG6raY)


É proposto, então, que tenhamos uma economia baseada em recursos ao invés de uma economia monetária. Essa conclusão surge da premissa de que o sistema monetário nos torna escravos do próprio sistema.Uma vez que trabalhamos para ganhar o salário que nos proporciona a sobrevivência, nunca seremos livres de fato, precisaremos sempre trabalhar, e, para garantir que haja emprego, o avanço tecnológico será sempre barrado. Por isso, a ideia é que possamos usufruir ao máximo o que a tecnologia nos oferece e que devemos trabalhar para que todos os recursos terrestres sejam bens comunitários.


O Projeto Vênus, ainda que altamente utópico, tem caráter auto-sustentável. À medida que estabelece uma conexão direta entre ambiente habitado e comportamento cultural do homem, possibilita um reprojetamento do modo de viver em sociedade que funcionaria perfeitamente. Por meio da conscientização social e do uso abundante da ciência, seria estabelecido um plano em que o homem, a tecnologia e a natureza seriam capazes de coexistir em um estado de equilíbrio dinâmico estável e de longo prazo.




Intervenções arquitetônicas e urbanísticas (em síntese):
* Construção de novas cidades, altamente tecnológicas eque funcionem com o mínimo de energia possível.


* Projeto urbanístico circunscêntrico, dando ênfase à edução, sistemas de comunicação e assistência médica.


* Diversidade de arquitetura residencial, a fim de agradar a todos.


* Abundância de projetos paisagísticos.


*Contrução de cidades marinhas e subterrâneas.


Entre outros.


Se você quiser saber mais a respeito do Projeto Vênus, entre no site: http://www.thevenusproject.com/index.php















Nenhum comentário: