terça-feira, 31 de maio de 2011

Cadeira Mole

Na semana passada, iniciou-se a oficina de madeira e ferragens e,como proposta, deveríamos construir uma cadeira de forma que a sua estrutura suportasse uma criança.

Nos inspiramos então na Poltrona Mole, criada em 1957 pelo arquiteto e designer de móveis Sérgio Rodrigues que desejava imperiosamente conceber um móvel que expressasse a identidade nacional.

A poltrona original tem as dimensões 110x100x75, é feita de Jacarandá e seu estofado em couro, sugerindo um jeito de sentar mais despojado e superconfortável. Além disso, representou um momento de virada da produção nacional. As peças feitas aqui eram, até então, baseadas em modelos europeus.


Sendo assim, para a construção da poltrona nós, Fernanda Ruiz, Mirian e Nicoly, utilizamos tubos de papelão, barras rosqueadas, porcas e arruelas para a firmeza dos nós, tecido de nilon para o estofado e correias e, metalasse para o enchimento.







Serramos e furamos os tubos e os ligamos com as barras. Com a estrutura montada, costuramos à mão as seis correias, sendo três nos braços e as restantes do assento ao encosto. Por último, encaixamos o estofado que, não seria possível sem o auxílio de uma costureira.






Ao fim da oficina, concluímos que a utilização das barras rosqueadas e dos tubos de papelão no lugar dos pregos e da madeira, respectivamente, facilitou imensamente o nosso trabalho. Por outro lado, o tecido de nilon substituindo o couro não foi o pano mais viável a ser empregado por conta de sua pouca mobilidade (verificada após a costura do estofado).

Apesar de tudo, foi de grande aprendizado pessoal e importância para nossa formação, elaborar e colocar em prática algo que demandasse responsabilidade em ser funcional o
suficiente
para sustentar uma criança.










Nenhum comentário: