domingo, 30 de outubro de 2011

Bambu, madeira do futuro


Há milênios o bambu vem sendo usado na construção de casas tradicionais no Japão e na China. Porém agora com a necessidade de repensar o consumo de materiais na construção para torná-la mais sustentável do ponto de vista ambiental, o bambu volta a atrair olhares atentos. Belo, leve e renovável o bambu contribui para uma arquitetura mais sustentável. A compressão, flexão e tração desta gramínea já foi amplamente aprovada para a sua utilização em diversas obras. Se tratado adequadamente ele apresenta durabilidade superior a 25 anos, equivalente à do eucalipto por exemplo. Tratamentos químicos, autoclave, e a submersão das varas em água durante 20 dias são técnicas utilizada para remover pragas como brocas e carunchos garantindo sua maior durabilidade.
Projetos pelo mundo:


Estacionamento em Leipzig, inaugurado em 2004, obra do escritório de arquitetura alemão HPP Hentrich Petschnigg & Partner KG.

As varas tem diâmetro entre
10 a 12 centímetros e estão 7,5 cm afastadas umas das outras, permitindo a ventilação do interior, se chover a água não molha os carros, já que estão distantes deste paredão. Duas aberturas zenitais redondas localizam-se sobre as rampas de acesso aos cinco níveis.




Catedral da cidade Pereira, na Colômbia, projeto do arquiteto Simón Vélez.


Nenhum comentário: