terça-feira, 25 de outubro de 2011

A transformação do vegetal em um material de construção

Diverso bambu phyllostachys
Qual a primeira impressão que levamos ao observar uma plantação de bambu? Um simples amontoado de vegetação preenchendo espaço? Futuras varas de pesca? Engana-se quem limita sua visão da planta apenas aos usos tradicionais. O bambu vêm se mostrando extremamente usual e bem aceito quando incorporado em diversos ramos, como por exemplo a construção civil. Com uma resistência considerável, uma durabilidade muito grande (quando tratado e manuseado adequadamente) e podendo ser obtido a um valor mais acessível do que outros materiais de construção o bambu tem tudo para tornar-se um instrumento de construção tão utilizado quanto o tijolo ou concreto.Porém, para obter sucesso na construção com o bambu é necessário um prévio tratamento de cada peça antes de sua utilização.

O TRATAMENTO DO BAMBU
O bambu precisa ser tratado para ter durabilidade. Sem este tratamento o amido e os açúcares contidos no vegetal atraem cupins e outros insetos que podem danificar o material favorecendo assim sua rápida decomposição. Os tratamentos mais eficazes são a imersão em água (processo que pode ser acelerado com o acréscimo de algumas substâncias que agridem o meio ambiente) e pentear o bambu com maçarico (processo este que irá retirar a falsa fibra de amido presente no bambu e que atrai os insetos) .
04 G05 G02 G03 G

Seguem abaixo dois vídeos de tratamento do bambu utilizando a técnica Boucherie



AS VANTAGENS DA ESCOLHA DO BAMBU
O termo sustentabilidade é extremamente adequado para definir o uso do bambu em edificações e descrever uma plantação. Os cortes feitos são seletivos, fazendo com que não ocorra uma eliminação total do bosque, e diferentemente de outros materiais também vegetais utilizados na construção (como o eucalipto) o bambu oferece serviços ambientais e sociais contínuos.
A planta por si só já facilita muito seu manejo por possuir um sistema radicular de sucessivas brotações que permite infinitos cortes com uma cultura sustentável, resistente e adaptável.Além de ser um grande gerador de matéria prima o bambu é um ótimo sequestrador de carbono da atmosfera, característica essa que faz com que esse vegetal seja extremamente utilizado em recuperação de matas danificadas em alguns países ( no Brasil isso não ocorre porque o bambu não é considerado uma planta nativa do nosso território.)

Há milênios esse material dá forma a casas tradicionais e a templos em diferentes países como o Japão e a China. Nos últimos anos porém , uma pesquisa intensificada vem sendo realizada na construção civil e essas o avalizaram como um material de grande resistência e durabilidade. Arquitetos renomados de várias partes do mundo redescobriram então o bambu e passaram a usá-lo em suas obras como um material de baixo custo e que causa uma boa aparência depois de instalado.
Mas a grande questão do bambu é a sustentabilidade . A necessidade de repensar o consumo de materiais na construção para torná-la mais sustentável do ponto de vista ambiental é o que faz com que os olhares sejam atraídos nessa busca por novas alternativas. E o caso do bambu vem ganhando muito destaque e se mostra uma promessa para os anos que estão por vir. Além de poder ser empregado na construção civil o bambu pode ser também utilizado na fabricação de móveis, brinquedos e uma infinidade de outros objetos extremamente úteis em nosso cotidiano.

Exemplo da utilização do bambu em construções

As vantagens obtidas ao escolher o bambu como material de construção:
  • Flexibilidade e resistência: com alta flexibilidade e resistência de suas fibras o bambu é uma planta também utilizada no desenvolvimento de habitações à prova de terremotos.
  • Tração: a resistência apresentada pelo bambu à tração é maior do que a da madeira e do concreto, sendo superada apenas pelo aço.
  • Leveza: ao analisarmos as relações entre peso específico e resistência à tração do bambu, podemos chegar a conclusão de que este possui uma alta eficiência estrutural, melhor até do que os materiais estruturais mais usuais.
  • Rápido crescimento: o bambu é a planta que cresce mais rápido, podendo crescer até 25 centímetros por dia. Algumas espécies completam seu crescimento em 40 dias.
  • Custos: Pode reduzir em mais de 30 % o custo final da construção. Além disso, existe a possibilidade de que o dinheiro daquele custo fique 100% na região.
  • Sustentabilidade: Baixo consumo de energia para sua construção, o uso de materiais renováveis pela natureza , uma gramínea contemplada como agente de alta capacidade na redução do dióxido de carbono na atmosfera, sendo o maior consumidor de gás carbônico do reino vegetal.
  • Versatilidade: mais de mil usos já foram catalogados para o bambu.
  • Durabilidade: Se tratado adequadamente, o bambu apresenta durabilidade superior a vinte e cinco anos , equivalente à do eucalipto
UTILIZAÇÃO DO BAMBU COMO ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO
telhas, marquises, pisos, sistemas de coberta, vigas, treliças entre muitos outros.



Nenhum comentário: