segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cadeiras - Irmãos Campana

Os irmãos Humberto e Fernando Campana são conhecidos mundialmente por suas inigualáveis artes extremamente técnicas e sofisticadas: o Design-Arte, inovando cada vez mais e encantando a todos com sua simplicidade e utilização de materiais comuns, que podem ser encontrados em nosso dia-a-dia.

Eles nasceram no interior paulista, Humberto graduou-se em Direito e Fernando em Arquitetura, o interesse pelo design surgiu no final de 1983 e desde então a dupla se tornou referência no Brasil e no mundo.

As peças são confeccionadas com materiais, como por exemplo: cordas, lascas de madeira, EVA, fios de PVC, papelão, algodão, garrafas pet e até bichos de pelúcia! Numa época que o design caminhava para industrialização, surgiram as inovações dos brasileiros, com suas intervenções artesanais na peça, que encarece o produto mas o aproxima de ser classificado como arte.

A seguir são apresentadas algumas cadeiras criadas por eles.

Cadeiras Vermelha e Itália – feitas de corda e a estrutura em aço inox, os irmãos Campana queriam criar um móvel com um conceito diferente, em que o material desse não só a estrutura, mas também o estofamento.



Cadeira Favela – feita totalmente de pedaços de madeira que foram encontradas nas ruas de São Paulo. A inspiração, é claro, vem das favelas da cidade.



Cadeira Corallo – feita de fios de aço e pintada com cores vibrantes.


Cadeira Anêmona – feita de mangueira transparente, ou de várias outras cores, super confortável.



Em 2006, a Moss encomendou uma série de poltronas especiais para os irmãos Campana, essas cadeiras eram feitas de bichos de pelúcia. Existiram somente 25 no mundo e todas são diferentes.



Cadeira Hamuraki – feita com rolos de feltro.



Cadeira Cone – policarbonato e aço inox.



Outras:

Feita com fitas de couro e anel de metal.



Papelão



Bambu



Fibra de Apuí - conhecida no interior do Brasil como erva de passarinho, é uma praga que cobre árvores, muitas vezes sufocando-as até a sua morte; por sua vez, a cadeira de plástico, faz uma analogia com esse fenômeno, fazendo parecer que a mobília está sendo envolvida, sufocada sob essa palha.



Referências:

http://www.campanas.com.br/

http://www.arquitetonico.ufsc.br/os-irmaos-campana

http://dcmdesignerdeinteriores.blogspot.com/2010/12/irmaos-campana.html

https://theurbanearth.wordpress.com/tag/irmaos-campana/

http://designdeinterioresipa.blogspot.com/2011/04/irmaos-campana-designers-do-seculo-xxi.html

http://casadaidea.com.br/2009/12/21/campana/

http://www.arqbacana.com.br/arq!aqui/IRM%C3%83OS+CAMPANA



Nenhum comentário: