segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Implosões de Sara Silva Ribeiro!

A galeria do Plug Minas abrigou a coleção da artista belo-horizontina Sara Silva Ribeiro e expôs seus curiosos e belos livros-objetos que mesclam a literatura e as artes plásticas. São cerca de 24 livros feitos ao longo do ano de 2010 e produzidos com uso de inúmeras técnicas e materiais desde papel comum até placas de metal enferrujadas.


Os temas dos livros são diversos e os materiais utilizados e o modo de construção estão sempre ligados ao seu conteúdo. Propõe uma relação de construção e desconstrução do livro como estamos acostumados e amplificam o caráter textual a partir do tato, olfato, áudio e visual.



Como por exemplo, o livro Umbilical, feito com tecido e algodão no formato de um cordão umbilical fala sobre a relação entre mãe e filho. Ou Presente vaidoso, escrito com fios de cabelos colados com esmalte em folhas de papel trata da relação vaidosa entre o artista e sua obra. Ou mesmo Inconfissões, feito com placas de metal enferrujadas, que tornam a abertura do livro difícil, assim como é difícil confessar algo. 


Os livros nos convidam a mergulhar nas palavras ásperas e ao mesmo tempo delicadas da escritora. Em contrapartida o espaço não nos deixa confortável para tornarmos parte dos livros. Separações claras entre arte e visitante tiram um pouco da magia de serem mais do que artes plásticas. Sair de lá sem poder ler os livros nos deixa com a sensação de estarmos incompletos com o objetivo que nos levou ali. Felizmente a artista se dispõe a mostrar o trabalho fora dali e temos a oportunidade de conhecer melhor cada um dos livros. Sem dor e sem glória. Obrigada Sara!

 (confira o catálogo online)

Nenhum comentário: