O Grande Hotel se localizava no cruzamento entre a Avenida Augusto de Lima e a Rua da Bahia.
Nele ficaram hospedadas as maiores personalidades que na primeira metade do século XX visitaram a capital de Minas Gerais.
Em Abril de 1924, nele se hospedaram Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Blaise Cendrars, e ali conheceram os representantes mineiros do Modernismo.
Em sua sacada, na mesma época, Mário de Andrade declamou o poema "Noturno de Belo Horizonte".
Em 1940, Juscelino kubitschek e Oscar Niemeyer almoçaram no hotel para discutir os projetos para a Pampulha.
Hoje em seu lugar se ergue um importante ponto de encontro na cidade de Belo Horizonte o edifício Maletta
O Edifício Maletta (Conjunto Arcangelo Maletta) é um edifício localizado no Centro de Belo Horizonte, no cruzamento entre a avenida Augusto de Lima e a Rua da Bahia. Foi construído sobre o Grande Hotel no ano de 1957, e é um dos mais históricos edifícios do centro de Belo Horizonte.
Seu uso é tanto comercial quanto residencial. Os apartamentos são predominantemente ocupados por estudantes (alugados, ou em repúblicas), ou pessoas que moravam no interior e precisavam se estabelecer na capital. No Hall de entrada funciona um centro comercial.
Famoso ponto boémio da cidade, o edifício maleta também é um espaço flexível. Durante o dia o centro comercial comporta restaurantes, lan-houses , livrarias, copiadoras, sebos, lojas de LP's, e ate uma loja de magicas. A noite, o famoso ponto boémio da cidade, fica repleto, frequentado por estudantes, poetas, músicos, trabalhadores e etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário