segunda-feira, 3 de outubro de 2011

UM POUCO DE FLAMENCO


            O Flamenco é a música e a dança espanhola cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, com influência de árabes e judeus. A cultura do flamenco é associada principalmente à região da Andaluzia na Espanha, e tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola.



            Originalmente, o flamenco consistia apenas de canto sem acompanhamento. Depois começou a ser acompanhado por guitarra (toque), palmas, sapateado e dança. Mais recentemente outros instrumentos como o "cajón" (ou adufe, em português uma caixa de madeira usada como percussão) e as castanholas foram também introduzidos.



  
            O Flamenco pode-se dividir em vários tipos de expressão artística: o baile, o toque e o canto:

            O baile é uma forma de expressão corporal, muito expressiva, onde cada parte do corpo se move de forma coordenada (os pés, as pernas, os quadris, a cintura, os braços, as mãos, os dedos, os ombros, a cabeça…). 


           
            No toque, a guitarra ocupa o lugar principal. No entanto, existem outros instrumentos como a percussão (cajon) e os acompanhamentos (as palmas), que estão geralmente presentes e desempenham um papel importante.  



            O Canto é muito característico pela sua sonoridade (ora rouca, ora cristalina), interjeições (jaleos), modulação da voz (quejío) e temas. 




            O Flamenco é composto por mais de 50 Palos (estilos). Cada palo tem a sua própria estrutura rítmica, harmônica e, no caso do baile, uma forma de dançar diferente.

            Simplificando, podemos agrupar os diversos palos em dois grupos:

* Flamenco Jondo: Flamenco "sério" que exprime sentimentos profundos e habitualmente trágicos. Neste grupo encontramos os palos que tratam temas como o amor, a mentira ou a infelicidade, sendo dançados com uma expressão muito profunda e intimista. É este o grupo mais difícil de compreender por aqueles que se estão a iniciar no Flamenco e o que normalmente aparece representado em salas de espectáculos. Exemplos destes palos são as Bulerias, Farrucas, Soleá, Martinete, Farruca, Minera e Tiento.

* Flamenco Festero: É uma arte mais alegre interpretada em festas e celebrações Andaluzas. Os temas são mais festivos, quer sejam sobre o amor ou outros sentimentos, quer sejam sobre lugares, festas ou cenários Flamencos. Exemplos destes palos são as Sevilhanas, Rumba, Tanguillos e Alegrias.

            O mais interessante é ver o flamenco ser expresso em outros tipos de dança como na dança do gelo feita pelos campeões olímpicos Tessa Virtue e Scott Moir.






            Belo Horizonte possui escolas de dança flamenca para os admiradores da cultura espanhola e também por aqueles que procuram melhorar a postura corporal trazendo benefícios para o corpo e para a mente, aliviando e, principalmente, prevenindo dores causadas por posturas viciosas e sedentarismo, além de gerar um impacto importante na qualidade de vida.


LA TABERNA. Rua Antônio de Albuquerque, 290. Bairro Savassi - Belo Horizonte
Contato: Telefone: 55 31 2515 9279


 
SOLEÁ TABLAO FLAMENCO. Rua Sergipe, 1.199B.  Bairro Savassi - Belo Horizonte
Contato: Telefone: 55 31 3282 2444
 



Alguns eventos...




  

Renan Augusto

Nenhum comentário: