domingo, 2 de outubro de 2011

La Biennale di Venezia



A Bienal de Veneza é uma exposição internacional realizada de dois em dois anos (obviamente), desde 1895. A mostra é dividida em seis setores (arte, arquitetura, cinema, música, dança e teatro) que acontecem em datas distintas.
O que diferencia e valoriza a Bienal é a variedade artística e cultural presente em suas edições, devido ao fato de que vários países possuem seus próprios pavilhões, onde vários artistas e arquitetos representantes do local - além de outras pessoas ligadas aos outros setores - expõem suas obras de acordo com o tema proposto.Tendo seu início em 4 de julho deste ano, até 27 de novembro, a 54ª edição da Bienal de Arte de Veneza foi intitulada "Illuminazione", sendo o pavilhão central (localizado em Giardini Castello) dedicado á Tintoretto , que se adapta perfeitamente ao tema da mostra, pois utilizava efeitos de luz como recurso principal para caracterizar suas obras.




Uma das obras mais interessantes desta edição pertence aos artistas Franz West, Song Dong, Oscar Tuazon Monika Sosnowska, no pavilhão da China. Com o nome bem sugestivo "Intelligence from poor people", trata-se de casas construídas a partir de vários armários antigos; a intenção é demonstrar como a população pobre da China adapta sua moradia (da mesma maneira que acontece muitas vezes dentro do nosso próprio país).


Falando em Brasil, é sua 12ª participação no evento, que este ano conta com a presença de Artur Barrio, artista português que vive no Rio de Janeiro . Suas obras se baseiam na interação com o público, muitas vezes sem que este mesmo perceba tal fato. Nesta edição, Barrio trás duas ocupações distintas para o Pavilhão Brasileiro (Padiglione Brasile); a primeira sala conta com registros de suas obras, entre fotos, vídeos e textos que mostram seus trabalhos anteriores para melhor entendimento do público. Já nas outras salas, encontram-se frases e outros elementos que representam sua arte e sua trajetória de maneira distinta.


























Se alguém tiver a oportunidade de visitar Veneza na época da Bienal vale a pena dar uma passada por lá. É um evento único, com uma enorme carga de cultura e conhecimento, além da oportunidade para apreciar obras incríveis de diversos países.

Abaixo links de alguns dos países participantes da 54ª edição, onde foram disponibilizados vídeos, fotos e informações sobre cada pavilhão:

Azerbaidjão - http://azpavilion.org
Letônia - www.biennale.lv
Nova Zelândia - www.nzatvenice.com
Noruega - www.oca.no
Portugal - www.dgartes.pt
Ásia Central - www.cap2011.net
Instituto Ítalo - Latino Americano - www.iila.org


Nenhum comentário: