Frank Gehry, é um renomado arquiteto canadense famoso por sua arquitetura repleta de curvas, geralmente em aço. Possui obras em diversos países e o seu mais novo projeto, a Beekman Tower, está localizado em Nova York. A obra teve início em 2006 e foi inaugurada em fevereiro desse ano. O prédio possui mais de 265 metros de altura, com 76 andares e mais de 900 apartamentos residenciais de luxo. Além disso, ele abriga uma escola pública primária, um hospital, duas praças públicas e estacionamento subterrâneo. Entretanto, o que mais me chamou atenção é o seu formato. Sua estrutura de concreto reforçado possui dobras, como em um tecido ventilado, deixando um aspecto único. Segundo Frank, responsável pela obra considerada o mais alto edifício residencial do Ocidente, a Beekmen Tower foi inspirada nas dobras dos tecidos retratados em pinturas renascentistas.
Como todo o prédio é revestido por aço inoxidável, a luminosidade ao longo do dia permite uma visão exterior diferente de acordo com o ângulo que ele é observado.
O que me preocupa, é que com todos esses apartamentos, e essa grandiosidade, a Beekman Tower consiga manter uma boa relação entre os moradores e visitantes, seja nas praças públicas do prédio ou nos corredores, como é defendido por Herman Hertzberger. É uma tarefa difícil para esse prédio em uma cidade tão complexa e com uma população tão diversificada.
Beekman Tower em Nova York
Outras Obras de Frank Gehry:
Em baixo: Museu Vitra Design, Alemanha
Na direita: Casa Dançante, República Checa
Fontes: http://voxelshow.com.br/index.php/site/view/a_tortuosa_beekman_tower/,
http://www.coolcityhunter.com/?portfolio=beekman-tower,
http://adooroter30.blogspot.com/2011/05/beekman-tower.html,
Nenhum comentário:
Postar um comentário