Localizado na Rua Professor Estevão Pinto, na Serra, o Colegio Sagrado Coração de Maria tem além de um prédio deslumbrante, muitos anos de história.
O Colégio foi fundado pelo Padre Gailhac, na França com a fundação do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, em 24 de fevereiro de 1849. Tempos depois, de maneira missionária, a instituição veio para o Brasil onde se instalou no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasilia, Bahia e Espírito Santo.
A primeira sede da instituição em Belo Horizonte foi em 1928, na rua Timbiras.Em 1930 mudou-se para o prédio na Serra que se encontra até hoje. No início era um colégio só para meninas, tendo em sua grade de curricular matérias como francês, latim, etiqueta e boas maneiras.
Atualmente essas aulas não existem mais e agora o colégio aceita crianças de qualquer sexo. O prédio é bem tradicional e algumas das salas recebem nomes dos fundadores e irmãs que trabalharam lá.
Algumas partes foram reformadas como o prédio dos pequenininhos, outras foram restauradas como a chaminé que estava em reforma no dia em que eu fui lá. O piso do corredor de cima tambem foi alterado e a pintura foi restaurada.
Escolhi visitar este prédio em primeiro lugar por ser uma escola e porque acho muito legal que ela participe da vida de muitos jovens- por certo tempo vira uma segunda casa para eles. É um lugar de aprender, fazer amizades e crescer na vida. A escola funciona diferente de um prédio em que as pessoas vivem, mas funciona como um espaço público-privado coletivo. Ela guarda um pedaço da história de cada um que ja estudou ali.
É um prédio que vale a pena conhecer- aos interessados eu apenas liguei com antecedência e marquei um horário de visita para ser acompanhada por um dos zeladores.
Fotos do Colégio Sagrado Coração de Maria
Um comentário:
Como é o teu nome? Eu estudei nesses anos
Postar um comentário