sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Cadeira Cesca e a adaptação de material construtivo

Marcel Breuer (1902 -1981), norte – americano de origem húngara, é considerado um dos mestres do modernismo. Ele fez parte da primeira geração de alunos formados pela Bauhaus na Alemanha, escola vanguardista de arquitetura e design, que funcionou entre os anos de 1919 a 1933.
Cadeira Cesca
A Bauhaus pregava princípios modernos, onde as novas tecnologias e a aplicação de novos materiais fossem incentivados nas artes industriais.
Marcel Breuer desenhou a primeira cadeira em aço tubular em 1925, inspirado pelo quadro de uma bicicleta. A cadeira Cesca, nome dado em tributo à sua filha Francesca, veio revolucionar o mobiliário, acoplando duas estéticas distintas - a da era industrial com o aço tubular, com a madeira e palha presentes no mobiliário doméstico. Encontramos também materiais para o assento e encosto diferentes da madeira, como por exemplo, couro e estofados.
A cadeira é composta através da torção do tubo de aço, material que permite a elaboração de vários artefatos devido a sua propriedade geométrica. Esse material possui resistência a flexão o que impede que o objeto não seja danificado quando é fornecido ao material certo peso, como por exemplo, uma pessoa sentando na cadeira. Tal característica acoplada ao fato de a cadeira ser uma estrutura continua (sem cortes) é o que da sustentação e permite a configuração que a cadeira possui (sem pernas na parte atrás).
Cadeira Cesca 2
Cadeira Cesca 3

Para adaptar o modelo da cadeira Cesca à madeira foi utilizado um sistema de suporte para as costas da cadeira, esse sistema é composto de uma placa posicionada na diagonal e suportada por apoios triangulares.
A fixação da placa no restante da estrutura foi conferida através de nós (feitos com madeira de cabo de vassoura) para aumentar a resistência e aderência entre os sistemas.





As partes da cadeira são compostas por feixes quadrados de madeira MDF, para a fixação desses feixes uns nos outros e na base da estrutura foi utilizado um sistema de cavilas (espécie de prego feito de madeira), cola de contato e parafusos, estes foram utilizados apenas em alguns pontos.

Cadeira Adaptada

Placa de Sustentação
Para a composição do encosto e do assento foi utilizado o jeans, material resistente, não muito esticado para quando a cadeira for utilizada, o peso do usuário não conferir tensão em excesso a estrutura da cadeira.
Nó de amarração
















Após a conclusão da cadeira foi evidenciado que a utilização de um tipo de madeira mais resistente e uma estrutura com o mínimo de cortes possíveis teria conferido ao resultado final uma construção mais resistente aos esforços causados pela utilização da cadeira.

Cadeira Final

Um comentário:

Unknown disse...

São Todos maravilhosos, as cadeiras ainda dão um luxo um requente ainda maior para o ambiente.
De uma olhadinha neste site que eu encontrei tem cadeiras maravilhosas e o mais importante ergonômica ideal para pessoas que ficam mais de 8h por dia sentado.

www.moln.com.br