domingo, 4 de dezembro de 2011

APARTAMENTOS TETRIS

ARQUITETOS
Projeto dos arquitetos eslovenos Rok Oman e Spela Videcnik, ambos estudaram na Ljubljana School of Architecture e na The Architectural Association in London.  Juntos eles fundaram o Ofis Arhitekti em 1998.
O escritório Ofis negocia trabalhos de arquitetura, artes cênicas e cenografia, além de ter participado de bienais de arquitetura e apresentado seu trabalho em diversos países, como Croácia, Reino Unido, Alemanha, Suíça, Holanda, Bélgica, Espanha, China e os EUA.





CARACTERÍSTICAS DO PROJETO
Construção: 60 apartamentos, 5.000m² de área construída, 4 pavimentos e 2 pavimentos abaixo do nível da rua para garagens
Tipos de apartamentos: 1- quarto: 35m2/ 2- quartos:69.00m2/ 2.5- quartos:89.00m2/ 3- quartos: 103.00m2
Custo de construção: 650 euros/m²
Preço de venda: 1.200 euros/m²
Período de construção:  Fevereiro 2006 a Setembro 2007
Arquitetos-chefe do projeto: Rok Oman e Spela Videcnik
Equipe de projeto: Martina Lipicer, Nejc Batistic, Andrej Gregoric e Ana Kosi
Localização: Ljubljana - Eslovênia


DETALHES CONSTRUTIVOS
- IMPLANTAÇÃO
A implantação do edifício foi decidida de forma linear, em um terreno alongado. A edificação está localizada na porção central do terreno, de modo a permitir que os espaços do entorno do empreendimento estejam livres tanto para áreas verdes como circulação e estar. Não há delimitação física do edifício, de forma que as áreas ao seu redor sejam destinadas ao espaço publico, além de proporcionar permeabilidade.  O edifício está direcionado no eixo norte-sul, com o norte voltado para uma avenida movimentada e possui um deslocamento de trinta graus (30°) das varandas.


  


- CARACTERÍSTICAS DO PRÉDIO E DOS APARTAMENTOS
As regras urbanísticas da área em questão estabeleceram um edifício com o máximo de quatro pavimentos e permitiram uma área construída de 5000 m² (58 m x 15 m), com dois pavimentos subterrâneos destinados a estacionamento. No total, o edifício possui 62 apartamentos.
O  edifício é linear, com dezoito apartamentos por andar (exceto o térreo com dezesseis unidades e duas salas comerciais) parcialmente conectados, com circulação horizontal central longitudinal. O edifício é um bloco unitário, porém interrompido transversalmente, impossibilitando assim o acesso interno direto entre os dois lados. Da mesma maneira os acessos principais também são separados. Já a circulação vertical é resolvida com um núcleo de uma escada e um elevador em cada um dos lados da edificação.




Os projeto possui 4 tipos de apartamentos, sendo pra uma, duas ou três pessoas. Eles foram construídos com materiais econômicos, mas de qualidade, como pisos de madeira de carvalho, granito, azulejos e possui grandes janelas com persianas metálicas externas.


- ESTRUTURA
O conceito estrutural é bem flexível, onde as paredes externas tem função estrutural e as externas tem função de vedação.
A fim de tornar a construção o mais simples possível e possibilitar ouso de elementos pré-fabricados como janelas e painéis de fachada, os edifícios foram desenhados modularmente para uma otimização de todo o processo construtivo.
Cada bloco de habitações é dividido em quatro módulos, tendo cada um o seu sistema de comunicações verticais independentes. Existem 42 apartamentos em cada módulo e eles são repetidos quatro vezes ao longo do edifício com pequenas variações nos topos dos blocos.



-FACHADA
A fachada tem um desenvolvimento simples, expressando a organização da planta, porem é o elemento mais impactante do projeto.  Ela é composta por painéis cobertos com madeira de três cores formando um padrão vertical em zigzag. Os guarda-corpos das varandas são também feitos de painéis pré-fabricados ou de metal. E o restante das vedaçãos são em vidro.
Ela representa quase fielmente o desenho e a organização do jogo Tetris, enquanto que no seu interior, este jogo é pouco caracterizado, á exceção das varandas.




- OBJETIVO
O objetivo do prédio são habitações sociais, por isso foram vendidos ao Fundo Habitacional Esloveno, tendo os arquitetos além de cumprir tal objetivo feito uma obra de arte.


REFERÊNCIAS

Nenhum comentário: