domingo, 4 de dezembro de 2011

Proposta de Torre Estacionamento - Hong Kong por Mozhao Studio









Em uma entrevista para a revista VEJA, em 23 de novembro de 2011, o arquiteto americano Paul Golberger, professor e crítico, estudando construções de todos os tipos pelo mundo, disse que numa cidade, a rua é mais importante que os prédios. E ainda, diz que "no século XX abandonamos o urbanismo e começamos a construir em função do automóvel. Adoro carros, mas o carro é anti-urbano por excelência. Cidades construídas nos últimos cinquenta ou setenta anos favoreceram o carro à custa do bom urbanismo. É um problema mais grave que ter um ou outro edifício horroroso plantado no meio da cidade.


Conhecendo um ou outro site relacionado à arquitetura e vendo vários projetos de edifícios, me deparei com uma obra de arte (sei que arte é subjetiva), simplesmente me chamou a atenção por ser uma edificação contemporânea, diferente de tudo que já vi, e que bate de frente com o que diz o arquiteto Paul Goldberger. Analisando melhor, se por um lado a rua está cheia de veículos e caracteriza um urbanismo mal executado, o edifício, pelo menos pode abrigar grande quantidade desses carros que hoje circula naquela região. Se em vários lugares do mundo se tenta retirar esses veículos da região central, como em Londres, onde se paga taxas altíssimas para circular de carro no centro, em outros ainda se vê com grande prestígio o uso do carro nas vias públicas. Assim, "é difícil ter espaço na rua para competir com os pedestres e ciclistas".





O Projeto é do escritório Mozhao Studio. Foi seu primeiro prêmio para uma competição de um Edifício estacionamento em Hong Kong. Esse concurso foi realizado pela AC_CA, e pode ser visto nesse link os três primeiros lugares: http://www.ac-ca.org/en/hongkong02winners.





Seu design integra a Prefeitura de Hong Kong e o sistema para pedestres no segundo andar, provendo uma conveniente e agradável rede de espaços públicos.





A torre estacionamento é um edifício público onde as pessoas podem atravessar e passar um tempo. No topo, que tem uma bela vista do porto Victoria e Kowloon (uma cidadela proibida no passado, transformada em parque) há um Café e uma área multifuncional onde o público pode acessar a qualquer hora.





Um planejamento histórico mostra que os estacionamentos de Hong Kong têm muitas vagas nos finais de semana e feriados. Relacionando com a dimensão tempo, a abordagem dos programas do mesmo lugar se torna um fator significativo para resolução o problema da escassez de terra e a criação de um ambiente urbano dinâmico em Hong Kong. Assim, nos dias em que não há trabalho, mudando-se as rotas dos carros no estacionamento, o piso térreo é transformado em um mercado temporário, trazendo vitalidade e energia ao espaço oferecendo oportunidades de pequenos negócios.











No projeto desse edifício, o estacionamento totalmente automatizado fica acima de uma área multifuncional, formando um átrio de 80 metros de altura. Os carros são transportados do térreo até suas vagas por elevadores espirais e trilhos horizontais. O átrio que varia de acordo com o movimento do estacionamento automatizado provê uma área com atmosfera distinta, com uma espetacular vista do mar e várias atividades além de disponibilizar conforto para as pessoas que esperam pelos seus carros.



Planta do primeiro pavimento



Planta do segundo pavimento


Planta do último pavimento



Diagrama do protótipo



Diagrama da estrutura



Diagrama da circulação



É um projeto marcante, que amplia discussões sobre transportes públicos e sobre o que a arquitetura é capaz de fazer.


Furuto , Alison . "Alternative Car Park Tower Proposal / Mozhao Studio" 25 Nov 2011. ArchDaily. Accessed 02 Dec 2011. http://www.archdaily.com/186753



Nenhum comentário: