terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Foster and Partners


Ao pesquisar sobre arquitetos contemporâneos premiados por seu trabalho e suas influências, encontrei um nome em comum: NORMAN FOSTER.


Norman Foster é inglês, nascido em Manchester, numa família de origem humilde, que desde cedo se mostrou interessado pela arquitetura, principalmente por Frank Lloyd Wright, Ludwig Mies van der Rohe e Le Corbusier. E por decorrencia disso, gradua-se em arquitetura no ano de 1961 pela Universidade de Manchester. Antes mesmo de conseguir de apresentar seu portfolio parar conseguir sua vaga na universidade, Foster conseguiu ganhar um estágio em um escritório de arquitetos locais. Depois disso, ele conseguiu uma bolsa para que continuasse seus estudos na Yale School of Architecture nos Estados Unidos.

Voltou ao Reino Unido em 1963 e montou seu próprio negócio, Team 4, hoje chamado de Foster + Partners. Sua primeira construção inovadora que fez com que começassem a prestar atenção nele, foi o Willis Building em Ipswich em 1975. O cliente era uma seguradora de uma família que queria restaurar o senso de comunidade para o local de trabalho. Foster cria aqui um plano aberto para os andares do escritório antes disso se tornar a norma. Em uma cidade não muito dotada de facilidades públicas, os jardins no telhado, a piscina e o ginásio melhoraram substancialmente a qualidade de vida dos funcionários.

Willis Building

O edifício conta com uma inspiração de Foster no Daily Express Building (abaixo), em Manchester, trabalho que ele admirava desde sua juventude.

Um marco no desenvolvimento de alta tecnologia na construção e estilo de prédios. Como o edifício foi concebido pouco antes da crise do petróleo, é considerado um dos pioneiros em energia consciente, já que conta com aquecedores de gás natural e "placas" no telhado gramado que recebem luz solar e garantem um bom desenvolvimento térmico.

O "Willis Building" recebeu em 2001 um projeto de prédios anexos a ele. Projeto significante tanto em termos urbanos quanto em termos ambientais. O projeto mostrou-se aberto e integrado ao nível da rua. Suas lojas e cafés extenderam-se e sua estratégia ambiental progressiva super metas de redução legal de carbono em mais de 20%.

Em 1990 Foster foi condecorado e em 1997 apontado para a Ordem do Mérito, e foi elevado à condição de barão, em 1999, conhecido hoje como BARÃO FOSTER DO TÂMISA. A partir disso sua lista de premiação foi aumentando exponencialmente.
Ano após ano o número de projetos para que ele executasse foi aumentando e ele foi expandindo cada vez mais seus negócios pelo mundo.

Foi muito criticado por alguns do mundo da arquitetura por não defender a importância de elevados padrões de arquitetura e planejamento na Câmara dos Lords. Em consideração a todos seus projetos, Foster ganhou Pritzker Architecture Prize, em 1999.É o segundo arquiteto britânico ao ganhar o prêmio Stirling duas vezes: a primeira pelo American Air Museum no Imperial War Museum Duxford em 1998; e a segunda pelo 30 St Mary Axe em 2004.

O 30 St. Mary Axe, apelidado de Gherkin (pepino), está construído onde era o Baltic Exchange Building, sede de um mercado global de venda de navios e navios cargueiros, que em 1992 sofreu danos sérios por ter sido atingido por uma bomba detonada pelo IRA (Irish Republican Army) em Londres nesse ano e que, a partir daí, fez com que surgissem diversas ideias para o novo prédio.

O St Mary Axe é o primeiro edifício ecológico com a sua altura e uma adição instantaneamente reconhecível para o horizonte da cidade. St Mary tem como principal característica sua abordagem radical, tanto arquitetonicamente, quanto tecnologicamente, espacial e social.

O edifício possui 41 andares, e 76400 metros quadrados de acomodações, incluindo escritórios e uma galeria comercial acessados por uma praça pública recém-criada.

No topo dele, existe um andar que oferece uma vista 360 graus pela capital.

Gerado por um plano central radial e um perímetro circular, ele alarga-se em perfil, conforme sobe estreita-se em direção ao ápice. Seu alargamento em direção a base aumenta o espaço público no nível do solo. Seu formato reduz a quantidade de vento desviado para o chão, ajudando o conforto dos pedestres no nível da rua, criando diferenciais de pressão externa explorados parar dirigir um exclusivo sistema de ventilação natural. Que pode ser melhor entendido no vídeo:

As torres com suas estruturas diagonalmente firmadas permitem o espaço de uma coluna livre euma fachada totalmente envidraçada que permite maior entrada de luz. Os espaços criados por um elo vertical do prédio fazem focos naturais para refrescar algumas áreas dele e as salas de reuniões, funcionando como pulmões dos edifícios, distribuindo o ar fresco puxado através da cobertura dos painéis da fachada. Esse sistema reduz a dependência do ar-condicionado e somado a outras providencias sustentáveis, o prédio tem o gasto de energia previsto para ser até metade da energia consumida caso os ar-condicionados não fossem dispensáveis.
















Hoje, com 74 anos e o pensamento longe da aposentadoria, seu escritório é mundialmente conhecido pelo seu estilo arrojado, pela concretização de obras e restauração dos prédios pertencentes aos órgãos do governo de diferentes países, utilizando sistemas inteligentes de projeto. Entre seus projetos atuais está a nova sede da Apple, um pavilhão de exposições em Xangai, um novo estádio para o FC Barcelona e mais uma grande diversidade de projetos ao redor do globo.

No começo de 2011 foi lançado um documentário sobre a vida de Foster, Quanto pesa o seu edifício, Sr Foster? (How much does your building weight, Mr Foster?), retratando sua ascensão, suas origens, sonhos e influências.

Filme em que o arquiteto também discute soluções para os problemas presentes e futuros criados pelos migração urbana em todo o mundo. Apresenta uma discussão sobre arquitetura, sua importância e complexidade de realização, além de relatar a busca do arquiteto para melhorar a qualidade de vida através do design.

O trailler do filme pode ser visto aqui.

Para fechar, um trecho do que Foster disse quando recebeu o prêmio pelo 30 St. Mary Axe de George Ferguson (presidente do Instituto Real de Arquitetos Britânicos): "Vencer o prêmio Stirling é uma grande honra, é um crédito para o compromisso e visão de um cliente excepcional e uma equipe talentosa. O edifício é uma encarnação dos valores fundamentais que temos defendido há mais de 30 anos, valores sobre humanização do local de trabalho, conservação de energia, a democratização da forma como as pessoas se comunicam com e dentro de um edifício e da maneira que a construção se relaciona com o reino urbano.".

Referências:

http://www.fosterandpartners.com/
http://www.willis.com/about_willis/the_willis_building/
http://www.skyscrapernews.com/buildings.php?id=78
http://pt.urbarama.com/project/30-st-mary-axe-swiss-re-headquarters
http://www.e-architect.co.uk/london/swiss_re_building.htm

http://www.archiplanet.org/buildings/30_St_Mary_Axe.html
http://www.30stmaryaxe.co.uk/

Nenhum comentário: