quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

ARQUITETURA MUTANTE

 




Michael Jantzen é, além de tudo, um artista. Tem reconhecimento internacional e foi destaque em diversos artigos, livros e revistas, além de ter mostrado seu trabalho no “National Building Museum” o centro canadense de arquitetura e também na “Harvard School of Design and Architecture” em Boston, Estados Unidos.
No que diz repeito a trabalhos para residencia Jantzen destaca-se pela diretriz principal de seus projetos: a mutabilidade. Ele é considerado um arquiteto de vanguarda, cria levando em conta a renovação constante.
Michael Jantzen concluiu em 2000 a M-House, um local feito para a inspiração. Procurando um estilo ao mesmo tempo minimalista e complexo. Ele projetou um ambiente que permite a sensação de calma e a concentração, incitando ao pensamento criativo.
Projeto Fechado

Projeto Adaptado

Na forma de um cubo grande o suficiente para acomodar até 14 pessoas, a M-house é formada por uma variedade de componentes manipuláveis em forma de painéis de madeira que, uma vez deslocados, revelam a luz e mudam completamente a cara do ambiente.
Os quadros podem ser montados e desmontados de diferentes formas para acomodar uma ampla gama de novas necessidadesA M-house é composta de uma série de painéis retangulares que são unidos por dobradiças a uma grade espaço aberto quadro de sete cubos entrelaçados. Os painéis são articulados aos cubos em qualquer horizontal ou vertical. As dobradiças permitem os painéis de dobrar para dentro ou fora dos quadros do cubo para executar várias funções.Alguns dos painéis são isolados e contêm janelas e portas. Esses painéis podem incluir completamente os espaços que são aquecidos e resfriados. Outros painéis não isolada vezes dentro ou para fora, ao longo e ao redor, plataformas abertas à sombra do sol, desviar a chuva, ou bloquear o vento. Alguns dos painéis se desdobram a partir da face dos cubos para tornar-se lugares para sentar, lugares para dormir, lugares para se trabalhar, ou lugares para comer. A maioria dos painéis encaixados são orientados sobre e em torno dessas plataformas abertas.
Esse é um dos trabalhos mais interessantes de Jantzen, sendo uma apologia visual à própria funcionalidade, uma vez que, inicialmente simples, pode abrir e evoluir para algo mais complexo, da mesma forma como um pensamento.
A “M-House” é um projeto para ser uma casa de férias retrátil e para permitir diferentes configurações atingindo lugares, climas e funções desejados.





Interior da estrutura


Um comentário:

Unknown disse...

Caraca, pra que q Cê fez odonto, Cê gosta mesmo é de arquitetura, kkkkk