segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Desafiando o Estático


Em julho de 2006 a empresa de telecomunicações Vodafone realizou um concurso de idéias onde os competidores criariam um edificio coerente com o slogan da empresa: "vida em movimento". O projeto vencedor dos arquitetos José Antônio Barbosa e Pedro Guimarães é formado por diversas faces com estrutura irregular funcionando como um grande origami.



O corpo irregular se forma através da plasticidade do concreto, que acaba resultando em um grande bloco branco "rasgado" por janelas de vidro.


A forma livre acontece também no interior do edificio que tem seus esforços dividos entre duas escadarias e três pilares centrais.


Com uma área de 7.500m² e capacidade para 240 postos de trabalho, o prédio está localizado na Avenida Boavista, mesma avenida onde se encontra a casa de música de Rem Koolhaas. Ele possui 8 pavimentos: 3 estão no subsolo e funcionam como estacionamento, no térreo encontramos uma loja da empresa, uma cafeteria e um auditório e nos outros 4 pavimentos estão os escritórios da vodafone.




Acredito que Barbora e Guimarães não só cumpriram o objetivo da Vodafone , mas fizeram muito mais, Conseguiram unir arte e funcionalidade. Construiram um prédio que já transmite emoções para as pessoas sem que elas precisem estar dentro dele.




"Este grandioso origami de janelas angulares, parece ter caído do céu, a grande velocidade, despenhando-se na Terra, onde repousa agora, apenas parcialmente exposto e ligeiramente desnivelado", diz o The Cool Hunter.


Fontes:
Archdaily
Obviousmag

Nenhum comentário: