domingo, 4 de dezembro de 2011

Mobilidade Urbana: Curitiba



        Curitiba tem um sistema de transporte urbano que serve de referencia para o Brasil: O sistema tronco alimentador.

       O Sistema "Tronco-Alimentador" consiste na implantação de terminais de transbordo/conexão em pontos estratégicos nos diversos bairros de Curitiba e em municípios de sua Região Metropolitana. Nesse formato, existe uma linha principal que faz a ligação Centro/Terminal de integração, com capacidade ampliada de passageiros e maior oferta de horários. Nesses terminais o passageiro faz a conexão com as linhas alimentadoras que fazem distribuição dos passageiros nos bairros da região ou com outros terminais próximos. Dessa forma ocorre a condensação em uma linha principal e diminui a quantidade de ônibus circulando na região central da cidade. Alem disso o passageiro paga apenas uma passagem e pode trocar de ônibus nos terminais.  


    Os benefícios desse sistema ajudam a resolver problemas que grandes cidades (principalmente grandes cidades brasileiras) enfrentam como grandes engarrafamentos e  poluição do ar e sonora. Aqui em Belo Horizontem ajudaria muito um sistema desse pois quase todos as linhas de ônibus circulam pelo centro, e combinado ao grande fluxo de automóveis privados, agrava o problema de grandes engarrafamentos, alem da passagem relativamente cara.    




  Aqui em BH a um projeto de implementação d um sistema de transporte urbano bem parecido com este, mas é inspirado no sistema de Londres (BRT).
    O Bus Rapid Transit (BRT) ou Transporte Rápido por ônibus é o sistema de transporte por ônibus, eficiente, de alta capacidade e alta qualidade, operado de forma semelhante ao metrô, capaz de atender os usuários com rapidez e conforto. É uma combinação de infraestrutura viária, veículos, operação, sistemas de controle e informação ao usuário, para oferecer ao cidadão um serviço de transporte público de qualidade.





                                                                              Inicialmente o projeto previa três grandes corredores : Av. Antonio Carlos/ Av. Pedro I; Av. Cristiano Machado; e Av. Pedro II/ Av. Carlos Luz.  Mas atualmente serão implementado apenas nos dois primeiros corredores pois, de acordo com a Prefeitura, no corredor Pedro II/Carlo Luz a desapropriação para alargamento das avenidas ficaria inviável enquanto que nos outros corredores sera aproveitado a estrutura já existente deixados por planos de melhorias anteriores.

Nenhum comentário: