segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Tadao Ando


  
   






    Nascido em Osaka em 1941, Tadao Ando não recebeu nenhuma qualificação formal para exercer arquitetura. Depois de trabalhar  como caminhoneiro e lutador de boxe, passou estudar arquitetura por sua conta,tendo viajado pela Europa e pela América do Norte para aprofundar os seus conhecimentos na área .Fundou em 1969 a empresa Tadao Ando Architect & Associates em Osaka, sua cidade natal 
  


       
       A sua formação foi influenciada pela arquitetura tradicional japonesa e pelos arquitetos do movimento Moderno, acima de todos Le Corbusier. No início da sua carreira pertenceu ao movimento "Nova Vaga", que reagia às propostas futuristas da geração anterior para a realização de megaestruturas habitacionais e contrapunha o regresso a um urbanismo humanizado


                                                             
                                                                           -Azuma house-










                                                                 
                                                 Planejamento: 01/1975 – 08/1975 
                                          Ano de construção: 10/1975 – 02/1976 
                                                  Área construída: 64,7m² 
     


     
     Vencedora do  Prêmio Anual do Instituto de Arquitetura do Japão em 1979, esta casa pode ser definida como o protótipo das concepções arquitetônicas de Ando 
  
   O arquiteto usa da geometria inicialmente como idéia, criando inicialmente um volume em forma de retângulo, como por exemplo, um gabinete como ele mesmo menciona, depois divide este volume em três partes. Assim ele retira a parte central para solucionar a questão de iluminação e ventilação da casa.


   
     Uma área aberta no coração desta casa  fornece  luz natural e cria correntes de ar, e  contém uma passarela que liga os quartos, e uma escada que liga um pavimento ao outro. 
   
 Além da sala de estar e o pátio, o piso térreo contém todos os espaços de serviços (cozinha /sala de jantar e banheiro). 
 

  Esta casa foi construída utilizando todo o terreno, e durante a construção as casas vizinhas foram inalteradas. 






  Nesta obra Tadao faz com que haja total ventilação interna por meio da abertura de aproximadamente 15,60m² entre os dois blocos, A área interna do pátio tem paredes nas laterais assim a ventilação vem somente por meio da cobertura, criando um ambiente propício para o cultivo de um jardim.







O concreto armado é muito utilizado na construção e é apresentado como a ornamentação da robusta fachada.


Alem de manter a casa quente no inverno e fresca no verão, o concreto é muito durável e exige pouca manutenção.

O vidro também é bastante utilizado na casa, passa um sentimento de leveza aos ambientes e possibilita maior visibilidade. São empregados na entrada dos quartos, portas e janelas.







fonte:


Nenhum comentário: