terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Hersham Golf Club: Hotel Sustentável










A construção de um edifício em uma área de preservação ambiental causa estranhamento, pra não falar revolta. Mesmo ele sendo um edifício sustentável. Mas alguns arquitetos ingleses conseguiram a façanha de um projeto que preserva quase 100% o ambiente a sua volta.


O escritório ReardonSmith Architects projetou, em dezembro de 2009, um hotel sob o cinturão verde de Hersham, no sul da Inglaterra, preservando assim toda a imensa área verde.


A empresa adquiriu os 108 acres Golf Club Hersham em 2008. O projeto possui uma área construída de cerca de 20 m², além do estacionamento de aproximadamente 10 m². O projeto possui um orçamento de cerca de 72 milhões de libras.


O hotel possui 198 quartos, um spa e um estacionamento subterrâneo. A construção também inclui um campo de golfe, um clube noturno, bares, restaurantes e instalações para negócios e conferências.


Os arquitetos desenvolveram um inovador projeto subterrâneo, integrando as instalações de golfe, um hotel de cinco estrelas e um spa em uma única composição. Ocorreu ainda a substituição dos edifícios existentes na superfície do campo de golfe por estruturas subterrâneas, permitindo a permanência da paisagem, diminuindo a degradação da área.



“O projeto atende aos requisitos de um hotel de cinco estrelas, e pretende melhorar a disposição física e a atracção visual de todo o ambiente. Representa uma solução comercialmente viável e acreditamos que é o primeiro no mundo”, afirma Matthew Guy, um dos criadores do projecto.


Designe e estrutura



O hotel-spa de cinco estrelas mistura-se ao ambiente natural, preservando assim a mata local.


O hotel fica oculto por um telhado vivo, que imita as ondulações naturais do terreno. Além de auxiliar na diminuição do aquecimento global e deixar os arredores do local com maior conforto térmico, o Ecotelhado ainda melhora a qualidade do ar, protege o local, ajuda no sistema pluvial e na acústica e diminui as ilhas de calor.


Os quartos do hotel foram construídos em três anéis abaixo do nível do solo e ao redor dos três pátios centrais, que também estão abaixo do nível do solo. Estes possuem uma área de 800 m², e foram feitos para permitir a entrada de luz natural nos quartos, que possuem uma fachada de vidro, diminuindo, assim, os gastos com iluminação elétrica.


Os espaços públicos estão no nível do solo, com restaurantes e espaços de lazer. O clube de golfe possui mecanismos de economia de luz para reduzir o nível de iluminação.


Todo o desenvolvimento está de acordo com o código florestal existente. O campo de golfe, o telhado e a área pública são as únicas partes visíveis do hotel.


Impacto ambiental


O Golf Club Hersham foi todo desenvolvimento de maneira a reduzir a emissão de carbono, como utilização combinada de calor e bombas geotérmicas. O hotel ainda adotou a reciclagem de água e o aproveitamento da água da chuva.



Paisagismo no campo de golfe


O campo de golfe inclui plantação de arbusto original e árvores nativas em todo o campo. A nova estrada de acesso é integrada ao ambiente natural existente, o que reduz o impacto no ambiente.




Planta do Projeto



Fachada dos quartos



Corte do Edifício

Um dos pátios centrais

Nenhum comentário: