domingo, 4 de dezembro de 2011

Casas dobráveis feitas com Bambu para prover abrigo após desastres naturais.





Todos nós conhecemos os terríveis poderes que a natureza possui, mas ainda assim nos sentimos salvos em nossas confortáveis e aconchegantes casas de concreto. A natureza já mostrou sua terrível força muitas e muitas vezes e ninguém sabe com certeza quando ela entrará em fúria novamente. Então antes que o dia D chegue, o designer Ming Tang. está fazendo sua parte para ter certeza que ninguém dormirá a céu aberto.








As belas casas dobráveis, de bambu e inspiradas em origamis de Ming Tang tem a intenção de serem usadas como abrigos temporários em locais atingidos por desastres naturais. Brilhantes em sua simplicidade, estes abrigos geométricos são construídos de Bambu, um material renovável, e podem ser desdobrados de diversas formas.





Ming Tang teve a idéia das casas dobráveis depois de um terremoto de magnitude 7.9 na escala Richter, que atingiu a área central da China, matando 69.000 pessoas. Ao saber que o governo chinês pretendia criar mais de 1,5 milhões de moradias temporárias, ele decidiu desenhar algo que fosse fácil de produzir, barato e ambientalmente correto. Seus abrigos dobráveis de bambu são belos, dinâmicos e podem se adaptar a diferentes demandas de diferentes situações.











O sistema utiliza mastros de bambu que são pré montados em rígidas estruturas geométricas. Esta geometria permite que cada estrutura mantenha sua integridade estrutural, permitindo uma leveza e facilidade de transporte e montagem destas estruturas em seus destinos. Uma vez construídos, estes abrigos podem ser cobertos com papel reciclado.





Fontes




http://www.ecofriend.com/entry/eco-architecture-folding-bamboo-houses-to-provide-shelter-after-nature-strikes/




http://inhabitat.com/origami-inspired-folding-bamboo-house-by-ming-trang/




http://inhabitat.com/origami-inspired-folding-bamboo-house-by-ming-trang/

Nenhum comentário: