sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Um Rolé Pelo Cidade Jardim



Uma viagem tranquila de ônibus que, de tão tranquila, acabei perdendo as imagens e voltando pra lá numa chuva arretada. Então não reparem muito as imagens...

Vista do bairro pelo Edifício Alpha (Av. Prudente de Morais)

Além de bonito, o bairro Cidade Jardim tem suas áreas comercial e residencial bem divididas e desperta olhares com suas belas mansões. Podemos pegar diversos ônibus que passam pelo centro de BH e param na área comercial situada na Avenida Prudente de Morais onde recomendo descer no ponto do Museu Abílio Barreto. Como opções: 8101, 8103, 9101 (todos param no ponto do Museu e podemos embarcar na rua Curitiba com Carijós ou na rua Tamóios com Curitiba)

Av. Prudente de Morais - Área comercial do Cidade Jardim

Ao caminhar pelo bairro, notei que a área comercial situada na avenida Prudente de Morais é bem movimentada, e há de tudo na avenida: escritórios, supermercados e lojas de variados ramos. Quem ali reside não precisa ir tão longe para fazer suas compras.

Comércios diversos - Av. Prudente de Morais
Quem gosta de lugares mais tranquilos pode ir ao museu histórico Abílio Barreto, além de cultura e arte, o espaço conta com um aconchegante restaurante e nas noites e fins de semana os moradores podem frequentar a Igreja de Santo Inácio que possui uma construção moderna, além de boa acústica e beleza.

Entrada do Museu Histórico Abílio Barreto (MhAB)

Igreja de Santo Inácio - MhAB
Ao avançar pelo bairro vi belas construções, mas percebi que Jane Jacobs tinha total razão quanto à ocupação da calçada: devido à boa (ou excelente) condição financeira dos moradores, a maioria casas possui muros altos e estão isoladas das calçadas. Ao andar pelas casas, (no dia em que não choveu), não vi mais que três pessoas transitando a pé pelo bairro nem transito de carros mesmo com alguns veículos estacionados nas ruas. Vi moradores saírem de suas casas com seus automóveis sem perceber o que há nas ruas. Seria interessante abrir algum restaurante ou promover um evento nas ruas isoladas do bairro. Poderia aumentar a interatividade dos moradores ampliando o trânsito de pedestres nas calçadas. Mas, por enquanto, eu não me arrisco cortar caminho dentro do bairro a noite, nem nos fins de semana.

Praça Professor Godoy Betônico - Rua Conde de Linhares
Acho que a comunidade, talvez involuntariamente, criou um centro de interação concentrado no espaço do museu que apesar dos eventos e missas nos fins de semana, os moradores acabam ficando automatizados e trancados nos dias de semana. Também vale ressaltar que para beber uma cerveja com os amigos, é só atravessar a Avenida do Contorno que encontramos variados bares e restaurantes em Lourdes. Nesse bairro, pelo menos, não consegui ver ruas isoladas pela sua extensão.

Cidade Jardim é rica e muito bela, mas senti-me inseguro em suas ruas. Sei que a boa associação de bairro dos moradores possa uni-los para discutir uma forma de aumentar a socialização e a segurança das calçadas tão afetada pela boa localização que os acomoda.

Vista da antiga Faculdade de Odontologia da UFMG
Futura sede da Advocacia Geral da União
Casa José Cândido L. da Silveira - MhAB

Vista do Colégio Jesuíta Santo Inácio de Loyola

Nenhum comentário: