quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Burj Khalifa – The World’s Tallest Building

É eufemismo dizer que o edifício Burj Khalifa representa o estado-da-arte na construção. Desde o conceito inicial até sua conclusão houve relevantes combinações de inovações tecnológicas e métodos de inovação estrutural de projeto que resultaram em uma super-estrutura eficiente e robusta.


Localizado em Dubai, nos Emirados Árabes, o edifício Burj Khalifa é atualmente o maior “arranha-céu” já construído, possui 828 metros de altura e 160 andares. Sua construção foi iniciada no ano de 2004 e inaugurada oficialmente somente em Janeiro de 2010.


A honra de projetar a torre mais alta do mundo foi agraciada ao líder mundial na criação de altas estruturas: o escritório de Chicago da Skidmore, Owings & Merrill, que também projetou a Willis Tower em Chicago, Illinois e o World Trade Center em Nova Yorque. O desenho escolhido foi sujeito a um extenso programa de revisão para confirmar a segurança e eficácia dos sistemas estruturais.

O arquiteto Adrian Smith, que conduziu o projeto, incorporou padrões da arquitetura islâmica tradicional, mas sua “musa” inspiradora foi uma flor do deserto regional, o Hymenocallis, cuja harmoniosa estrutura é um dos princípios organizadores do projeto da torre.

Como as pétalas de uma haste, as asas da torre se estendem desde o seu núcleo central e a estrutura em forma de Y, com recuos ao longo de cada uma de suas três asas fornece uma configuração estável. Os níveis de vinte e seis helicoidais diminuem a seção transversal da torre de forma incremental, enquanto ela gira em direção ao céu.


Além de suas vantagens estéticas e funcionais a espiral em "Y" foi utilizada para dar forma ao núcleo estrutural e ajudar a reduzir a força do vento sobre a torre. O sistema pode ser descrito como um "núcleo reforçado", oferecendo resistência à torção da estrutura, similar a um tubo fechado ou um eixo. As paredes do corredor se estendem a partir do núcleo central para perto do final de cada asa. As colunas de perímetro contribuem para resistência de carga lateral da estrutura, portanto, todo o concreto vertical é utilizado para apoiar tanto a gravidade quanto as cargas laterais . O resultado é uma torre extremamente rígida lateralmente e resistente a torções.


Inúmeros testes foram realizados em Burj Khalifa para verificar que efeitos o vento teria sobre a torre e seus ocupantes. Estes variaram desde testes iniciais para verificar o clima de Dubai, até grandes modelos de análise estrutural em torno da base da torre. Durante a fase de construção foram testados com os guindastes de torre em torre para garantir a segurança em todos os momentos.

O edifício possui 160 andares onde funcionam diversas instalações e atividades, como por exemplo Hotel, residências, restaurantes, um observatório público, área de lazer, biblioteca, supermercado para os residentes, mesquita, escritórios, estacionamento e área reservada para a manutenção.

O design interno do Burj Khalifa foi construído com os materiais: vidro, aço inoxidável e polido, pedras escuras, juntamente com a prata o piso de travertino, paredes estuque venezianas, tapetes feitos à mão e piso de pedra. O interior foi inspirado na cultural local e na situação do prédio como um ícone global.

Mais de 45.000 m3 de concreto, pesando mais de 110 mil toneladas foram utilizados para construir a fundação de concreto e aço, que representa 192 estacas enterradas a mais de 50 m de profundidade. Estima-se que a construção de Burj Khalifa utilizou 330 mil m3 de concreto e 39.000 toneladas de vergalhões de aço, e cerca de 22 milhões de horas-homem.

A superestrutura é suportada por um tapete de concreto reforçado, que por sua vez é apoiado por estacas de concreto armado furado. O projeto foi baseado em extensos estudos geotécnicos e sísmicos.

Para fazer o acabamento externo foram quase 2 anos de trabalho, onde foram envolvidos cerca de 380 engenheiros e técnicos especializados no assunto. A torre atingiu um recorde mundial de maior instalação de uma fachada de alumínio e vidro, a uma altura de 512 metros.

Referências:

http://www.tammycamp.com/2010/01/05/dubai-unveils-the-worlds-tallest-tower-burj-khalifa.html

http://www.burjkhalifa.ae/language/en-us/home.aspx


Nenhum comentário: