domingo, 4 de dezembro de 2011

Mobilidade Urbana Bogotá e BH

Muito se fala em mobilidade urbana e em resolver os problemas ocasionados pelo excesso de veículos, especialmente nas metrópoles.
Mas, afinal, o que é mobilidade urbana?
Quando uma cidade proporciona mobilidade à população, oferece as condições necessárias para o deslocamento das pessoas. Em outras palavras, ter mobilidade é conseguir se locomover com facilidade de casa para o trabalho, do trabalho para o lazer e para qualquer outro lugar onde o cidadão tenha vontade ou necessidade de estar, independentemente do tipo de veículo utilizado. Ter mobilidade urbana é pegar o ônibus com a garantia de que se chegará ao local e no horário desejados, salvo em caso de acidentes, por exemplo. É ter alternativas para deixar o carro na garagem e ir ao trabalho a pé, de bicicleta ou com o transporte coletivo. É dispor de ciclovias e também de calçadas que garantam acessibilidade aos deficientes físicos e visuais. E, até mesmo, utilizar o automóvel particular quando lhe convir e não ficar preso nos engarrafamentos.


BRT (Bus Rapid Transit)

É um modelo de transporte coletivo de média capacidade. Constitui-se de veículos articulados ou biarticulados que trafegam em canaletas específicas ou em vias elevadas. Várias cidades do mundo, como Curitiba, Goiânia, Bogotá, adotaram o BRT como um meio de transporte público mais barato de construir do que um sistema de metropolitano (metrô), com capacidade de transporte de passageiros similar à de um sistema de veículo leve sobre trilhos (VLT).


Em Bogotá esse tipo de transporte foi batizado de TransMilenio, mas esse sistema é uma das medidas tomadas para melhorar a circulação em Bogotá, por toda cidade foram construídas largas calçadas e ciclovias

Hoje Bogotá tem uma rede de ciclovia 300Km de extensão integrada ao TransMilenio.

Porém mesmo a cidade que com maior sucesso implantou o sistema de BRT no mundo na ultima década reconheceu recentemente que o mesmo tem limitações na capacidade de transporte de passageiros que necessita que haja outro modal de transporte de alta capacidade nos principais corredores de transporte da cidade.
Ao longo dos últimos 10 anos foram implantados 4 troncos principais de BRT, que hoje transportam mais de 1,7 milhões de passageiros por dia. Um grande avanço para a cidade que é repleta de ônibus quarentões e que tem engarrafamentos que se assemelham à São Paulo. Mas a Prefeitura de Bogotá reconheceu a necessidade de implantar um meio de transporte que tenha capacidade maior, uma vez que o tronco principal do sistema esta saturado, transportando aproximadamente 340 mil pessoas por dia.

Por esse motivo o Metrô de Bogotá será construído até 2016



BRT em Belo Horizonte e projetos para a melhoria da mobilidade na cidade para a Copa de 2014

Belo Horizonte hoje:

Transporte Coletivo Municipal por Ônibus 263 linhas
Trem Metropolitano 28Km de linha, 19 estações
Frota total de BH 1,04 milhão de carros
Frota de ônibus no serviço regular de BH 2,8 mil veículos

Preparação para a Copa 2014

Corredores de transporte rápidos por ônibus (BRT)
Sistema Inteligente de Transporte Coletivo- SITBus
Expansão do metrô de BH

Corredores BRT
  • Antônio Carlos/ Dom Pedro I
  • Predro II /Carlos Luz
  • Amazonas
  • Cristiano Machado
  • Nossa Senhora do Carmo
60 Km de via





Nos resta esperar que essas medidas sejam mesmo realizadas tornando o transporte público uma melhor alternativa para locomoção na cidade.



Nenhum comentário: