quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Espaços Flexíveis x Espaços Polivalentes

ESPAÇOS FLEXÍVEIS



"O plano flexível tem seu ponto de partida na certeza de que a solução correta não existe, já que o problema que requer solução está num estado permanente de fluxo... [...]
Embora uma formulação flexível adapte-se a cada mudança que surja, não pode ser nunca a melhor e mais adequada solução para nenhum problema.... [...]
...um sistema que se mantém flexível por causa da mudança dos objetos que devem ser acomodados dentro dele produziria a mais neutra das soluções para problemas específicos, mas nunca a solução melhor, a mais adequada..."
HERMAN HERTZBERGER - LIÇÕES DE ARQUITETURA




- FLEXIBILIDADE QUANTO A UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO
Ocorre quanto há a coexistência ou compartilhamento de dois ou mais tipos de usos no mesmo ambiente.
Os lofts passam o conceito de espaços antigos, readaptados e são um bom exemplo desse conceito.
Surgiram nos anos 50 no SoHo, bairro nova-iorquino, que havia abrigado, no fim do século passado, um importante centro comercial.Fábricas e armazéns de chapéus, roupas e cereais funcionaram ali até o término da Segunda Guerra, quando a expansão da indústria os fez mudarem para áreas maiores.Os galpões industriais do SoHo viraram lugares decadentes e inseguros, mas os aluguéis baratos atraíram jovens e pobres artistas, em busca de espaço para seus ateliês - eram os lofts.O charme desses espaços cresceu quando seus artistas tornaram-se famosos. Quando o SoHo foi reconhecido como área residencial,  morar em loft passou a ser moda.
Entre suas principais características está o pé direito duplo, grandes janelas para ventilação, ausência de paredes entre os ambientes, fazendo uma interligação entre eles, presença de mezanino, tubulação aparente.














- FLEXIBILIDADE QUANTO AO DIMENSIONAMENTO
Permite modificações internas e externas sem agressões a estrutura original.
Um chalé situado na França é um bom exemplo desse conceito, pois nele foram incorporados paredes retrateis para liberar a vista do mar, é inteiro revestido de madeira. A configuração muda de acordo com o período dia. À noite, a divisória que sapara quarto e sala fica abaixada para preservar o descanso dos moradores. De manhã a divisória é levantada para deixar a luminosidade entrar.
















ESPAÇOS POLIVALENTES

"A unica abordagem construtiva para uma situação que está sujeita à mudança é uma forma que parta da própria mudança como fator permanente - isto é, como um dado essencialmente estático: uma forma que seja polivalente. Em outras palavras, uma forma que se preste a diversos usos sem que ela própria tenha que sofrer mudanças..."
HERMAN HERTZBERGER - LIÇÕES DE ARQUITETURA

Espaços polivalentes são ambiente que pode ter funções ou utilidades diferentes. Um exemplo desse conceito é o Salão de eventos no Ouro Minas Palace Hotel, visto que eles pode ser dividido em até três módulos; permite a instalação de equipamentos de som para boates; permite a instalações de equipamentos para shows; pode ser utilizado em conferências, banquetes, festas com boate, shows, reuniões, seminários, coquetéis.



Nenhum comentário: