terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Torre Dorobanti




O projeto da Torre Dorobanti fornece uma presença icônica no coração de Bucareste, seu formato característico e engenhosa estrutura estabelecem novos parâmetros para a vida nas alturas. Um esboço de diamantes chanfrados e sinuosas treliças estruturais estabelecem a Torre Dorobanti como um projeto histórico para Bucareste. A torre pode ser vista à muitos quilômetros.



Bucareste fica dentro de uma zona vulnerável sísmica e a Torre Dorobanti é concebida para maximizar a sua resistência.

O domínio público adjacente à torre é diferente de tudo já visto antes em Bucareste, um edifício residencial que representa uma grande atração dentro do perímetro urbano erguido no centro de um novo local de encontro e praça urbana - um espaço de encontro novo, uma praça urbana concebida como um warped “tapete de concreto”. A superfície liga três ruas vizinhas e contém
áreas de estar, bacias hidrográficas, fontes e espaços verdes planejados.

Parâmetros urbanísticos, restrições do local e exigências do programa geraram o perfil elegante do edifício com redução gradual e dinamicamente mudando o perfil da superfície. Afinandopara dentro no ápice, a torre maximiza vistas sobre a cidade e luzpara os habitantes. Compensado ao nível do solo se oferece um generoso domínio público e praça de entrada.


Projeto: Torre Dorobanti
Local: Bucareste, Romênia.
Ano da construção: 2008
Área contruída: 10000m²
Altura: 200m
Empresa: Zaha Hadid Architects
Arquitetos: Zaha Hadid e Patrik Schumacher




Zaha Hadid: fundadora da Zaha Hadid Architects, foi premiada com o Pritzker Architecture Prize
(considerado o premio nobe da arquitetura) em 2004 e é conhecida internacionalmente por seus trabalhos tanto teóricos quanto acadêmicos. O interesse de Hadid reside na interface rigorosa entre paisagem, arquitetura e geologia levando à experimentação de tecnologias de ponta

.



Patrik Schumacher: Está na zaha Hadid desde 1988. Ele é diretor da empresa e Designer Sênior, envolvido juntamente com Zaha hadid em todos projetos desenvolvidos pela empresa. Ele mantém um papel ativo no desenvolvimento durante as fases de design.







Autora: Aline Kreppel

Nenhum comentário: