segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ArtScience Museum de Moshe Safdie



Um pouco sobre o arquiteto...

Moshe Safdie nasceu em 14 de julho de 1938 em Israel e é arquiteto, urbanista, educador, teórico e autor. Aos 15 anos ele se mudou com sua família para Montréal, no Canadá e graduou-se em Arquitetura pela McGill University em 1961. Em 1964, ele estabeleceu sua própria empresa para realizar o Habitat '67, uma adaptação de sua tese em McGill. O Habitat '67, que foi pioneiro no desenho e implementação de três dimensões e nas unidades de habitação pré-fabricadas, foi uma característica central na Expo '67 e um desenvolvimento importante na história da arquitetura. Ele foi premiado em 1967 com o Construction Man of the Year pela Engineering News Record e ganhou a Massey Medal for Architecture no Canadá pelo Habitat '67.

Desde o início de 1990, Safdie, um cidadão do Canadá, Israel e Estados Unidos, se concentrou em sua prática de arquitetura, Safdie Arquitetos, que tem sede em Boston e filiais em Toronto, Jerusalém e Singapura. Nesse tempo, Safdie criou seis das principais instituições públicas do Canadá, assim como muitos outros projetos notáveis ​​em todo o mundo, incluindo o Salt Lake City Public Library, o Khalsa Heritage Centre, na Índia, o Marina Bay-Sands na Singapura, o United States Institute of Peace em Washington D.C., o Kauffman Center for the Performing Arts na cidade de Kansas, e o Cristal Bridges Museum of American Art, em Bentonville, Arkansas.


Características de seu trabalho

Os trabalhos de Moshe Safdie são conhecidos por suas curvas dramáticas, matrizes de padrões geométricos, o uso de janelas e colocação de chave de espaços abertos e verdes. Seus escritos e desenhos realçam a necessidade de criar espaços significativos, vital, e inclusive que melhoram a comunidade, com especial atenção para a essência de uma localidade específica, geografia e cultura.

Marina Bay-Sands, Singapura (à esquerda) e Habitat 67, Montréal, Canadá.


ArtScience Museum

O Museu de Artes e Ciências (ArtScience Museum) é o primeiro museu com interação dinâmica entre a arte e a ciência. Inaugurado em fevereiro de 2011, foi projetado pelo arquiteto israelense Moshe Safdie e está localizado na Singapura, próximo à Marina Bay-Sands, obra do mesmo arquiteto.

Marina Bay-Sands e ArtScience Museum

Seu design circular é caracterizado por uma estrutura de dez “dedos” estendidos, semelhante à forma da flor de lótus, e em cada dedo podem-se ver diferentes galerias, num total de 21 em 6 mil metros quadrados, sendo todas com iluminação natural. Cada “pétala” é coberta com uma claraboia expansiva que capta a luz do dia para o interior e é envolta com uma dupla camada de GFRP (fibra de vidro de polímero reforçado), enquanto seus lados verticais são revestidos de painéis de aço inoxidável. Esta aplicação específica do FRP faz a construção sem juntas possível, resultando em uma superfície uniforme e contínua.




A água da chuva é coletada por meio de um dispositivo em formato de tigela e é drenada através de um óculo, criando uma cascata interna; esta, por sua vez, irá percorrer o centro do museu até um espelho d’água. A estrutura assimétrica da edificação foi concebida por uma empresa chinesa e consiste em um conjunto de 10 colunas que estão ancoradas ao centro por uma cesta de base entrelaçada. A pétala mais alta pode atingir cerca de 60 metros acima da linha do horizonte.



Além disso, o museu recebe exposições de renome internacionais, bem como exposições permanentes em três andares do espaço da galeria.



“De dentro para fora, cada elemento no projeto do museu reforça a filosofia da instituição, de modo a criar uma ponte entre as artes e a ciência”.

“A construção combina o funcional e a estética, o visual e a tecnologia, e para mim, é o que realmente representa o espírito da Singapura para o futuro”.

Moshe Safdie


Referências:

1) <http://www.designboom.com/weblog/cat/9/view/13409/moshe-safdie-artscience-museum-singapore.html> Acesso em 03 de dezembro de 2011.

2) <http://www.marinabaysands.com/Singapore-Attractions/ArtScience-Museum/> Acesso em 03 de dezembro de 2011.

3) <http://www.archdaily.com/119076/artscience-museum-in-singapore-safdie-architects/> Acesso em 03 de dezembro de 2011.

4) <http://www.msafdie.com/> Acesso em 03 de dezembro de 2011.


Nenhum comentário: