sábado, 3 de dezembro de 2011

Novos olhares para o Oriente Médio

Yas Viceroy Hotel

O Yas hotel fica na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e é integrado a grandes e importantes atrativos turísticos. Localizado à beira da marina de Yas e a apenas 15 minutos do centro da cidade, o Yas Hotel oferece fácil acesso a uma gama de atrações emocionantes em Abu Dhabi, como shopping centers, praias exclusivas, campos de golfe, além do circuito de Yas Marina e o parque temático Ferrari World. Com sua arquitetura extremamente moderna e atraente, aliada á pista de corrida que passa entre ele, os píeres onde ficam atracados vários e luxuosos iates, entre outros, fica claramente estabelecido a que tipo de público e classe social seus desenvolvedores se focaram. Todo o complexo foi criado em uma região geograficamente árida, ou seja, Deserto. A construção futurista foi erguida na Yas Marina & Yacht Club e lembra um suntuoso cruzeiro deslizando sobre as águas. A estrutura do hotel foi construída para uma parte ficar sobre a terra, outra parte sobre o mar.

Um complexo e tecnológico conjunto de luzes gera um efeito espetacularmente extraordinário, principalmente quando contrasta com o pôr do sol e o anoitecer.

Como afirmam Hani Rashid e Lise Anne Couture, proprietários do Asymptote Architecture, sediado em Nova York, escritório responsável pelo projeto e construção do The Yas Hotel. “O hotel incorpora várias influências e inspirações que vão desde a estética e formas associadas à velocidade, ao movimento e ao espetáculo, até os formatos geométricos e artísticos que são a base das tradições artesanais e da arte islâmica, a perfeita união e harmomia entre a elegância e a sofisticação.

A pesquisa foi inspirada em algo que as pessoas poderiam chamar de arte e poesia dentro do automobilismo, especificamente dentro da Fórmula 1, associado com o fato de tornar Abu Dhabi o centro das comemorações como um pólo tecnológico e cultural”.

Sua significância de arquitetura e engenharia é a principal característicado design do projeto. Com uma extensão 217 metros de comprimento, formas curvilíneas de aço e 5.800 painéis pivotantes de vidroem forma de diamante. Este componente Grid-Shell proporciona a construção de uma arquitetura composta por um véu atmosférico que contém as duas torres do hotel e uma ponte de ligação construída como um objeto similar a um bloco de aço esculpido, passando acima da pista de Fórmula 1, que faz o seu caminho através do complexo de edifícios.

A construção, devido a seu porte imponente e diferenciado combina concreto, aço, vidro e muita tecnologia estrutural aliada ao seu design.

O Grid Shell- visualmente se conecta e funde todo o complexo junto ao produzir efeitos ópticos e reflexões espectrais que remetem ao mar, céu e paisagens do deserto. A arquitetura como um todo "executa", como tanto uma solução ambientalmente sensível e como uma arquitetura do espetáculo e do evento. Desta forma toda a composição do projeto responde visualmente e tecnologicamente ao seu meio para criar um sentido distinto e poderoso do lugar, assim como um cenário de tirar o fôlego para a Fórmula 1 e outros eventos que o edifício porventura vier a celebrar.

O design é algo que impressiona e influencia todos os ambientes do The Yas Hotel, desde o mobiliário das 499 modernas acomodações até os interiores majestosos dos restaurantes, bares e lounges que compõe seu complexo, tornando-o um dos hotéis mais espetaculares do mundo.

Todas as acomodações contam com decoração estilo clean, extremamente luxuosa, com cores suaves e contrastantes, e com equipamentos de última geração. Aqui, as palavras de ordem foram interpretadas ao extremo: luxo, conforto, sofisticação e alta tecnologia. As suítes executivas, localizadas no prédio principal do hotel, possuem dimensões generosas, contando com mais de 100 m² e com vistas para a marina de Yas e a pista do circuito. Acima das camas, os quartos possuem painéis em couro, cortados no formato das velas das grandes embarcações que desfilam pela marina de Yas. A modernidade é expressa através de controles remotos que comandam as cortinas, a iluminação e o ar condicionado, estações para conexão de laptops e iPods e sistemas de alta tecnologia sem fio.

As acomodações mais luxuosas são as Yas Grand Suites e a Presidential Suite. As Yas Grand Suites estão localizadas na parte mais alta do prédio, oferecendo uma paisagem deslumbrante das imediações, da marina e do circuito de Yas. Com ambientes bem separados, o conforto é explorado ao máximo, tanto na sala de estar como na suíte. Há ainda um home office, uma mesa de jantar e um lounge que conta com sistema de home theater de última geração.

A Presidential Suite proporciona simplesmente a experiência mais luxuosa dentre os hotéis de Abu Dhabi. Elas são a pura materialização da extravagância, a imagem do The Yas Hotel. Ela conta com terraço, piscina com raia, elevador privativo, cozinha completamente equipada, e uma elegante sala de jantar que pode acomodar até 16 convidados. Com mais de 400 m², ela possui consoles de videogames, televisões Bang & Olufsen e painéis para controle da iluminação e do ar condicionado.

O The Yas Hotel conta com sete restaurantes, três bares, um nightclub e uma caffeterie, com uma diversidade de serviços e gastronomia para agradar a todos os gostos. O Amici oferece gastronomia italiana, rústica e despretenciosa.

O Yas Hotel é, sem dúvida, uma das arquiteturas contemporâneas mais fantásticas do mundo.

Localização: The Yas Hotel, Abu Dhabi – Emirados Árabes

Coordenadas: 24°28’01″N 54°36’22″E

Nenhum comentário: