domingo, 4 de dezembro de 2011

Mobilidade Urbana: Problemas e possíveis soluções

Em Abril de 2011, aconteceu, na cidade de Florianópolis, o Fórum Internacional de Mobilidade Urbana. Nele, especialistas na área fizeram palestras e debates sobre um dos problemas mais recorrentes nas grandes cidades do mundo: mobilidade nos centros urbanos.

Discutiu-se, entre outros assuntos, os problemas dos transportes nas grandes cidades, uma vez que é dada muita ênfase em transportes indivuais (carros e motos). Por meio de palestras, os especialistas em transporte urbano propuseram inúmeras soluções para tais problemas, de forma a promover maior utilização, modernizar e ampliar o transporte em massa.


Por exemplo, o uso de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos); a criação de "armários de bicicletas" no terminais de ônibus e metrô; instalação de pontos de aluguel de bicicletas; criação de pontos para recarga de bicicletas elétricas; além da organização do espaço urbano de forma a se adequar ao pedestre, incentivando o hábito de andar a pé.


VLT em Sttutgart


Aluguel de bicicletas em Sttutgart


Armários de bicicletas no VLT de Sttutgart



Bicicleta Elétrica


Forem muitas as empresas especializadas em desenvolver esse tipo de solução que participaram das palestras. Dentre elas, a Green Mobility, que é uma empresa de consultoria especializada em criação de formas sustentáveis de mobilidade nas cidades. A organização é membro da SLoCaT (Sustainable Low Carbon Transport), coordenada pela UN-DESA (Departamento de Assuntos Socioeconômicos da ONU) e da rede Cities For Mobility, coordenada pela cidade de Stuttgart, referência mundial em mobilidade urbana.



O principal objetivo da organização é melhorar o transporte nas grandes cidades, desenvolvendo formas alternativas de meios de locomoção. Durante sua palestra, Lincoln Paiva, diretor da Green Mobility, defendeu que o carro promove o desenvolvimento econômico, gera empregos direta ou indiretamente. Mas também , congestiona as vias públicas, é uma forma de exclusão social e é um grande emissor de gás carbônico. Ele propõem que seu uso seja mudado. Entre muitas soluções, Lincoln desenvolveu o projeto "Campus Aberto", que consiste em um site onde o estudante se cadastra para compartilhar uma carona ou taxi, oferece companhia para ir a pé ou a criação de grupos para proporcionar mais segurança aos que gostariam de usar a bicicleta no caminho para a universidade. Depois do cadastro, todos os envolvidos recebem um email com maiores informações para entrarem em contato entre si.

Essa é uma solução criativa e usa um dos maiores meios de comunicação modernos: a internet. Além de dar certo, o que é mais importante!



Vale a pena visitar o site do Gree Mobility e do Campus Aberto para saber mais:


http://www.campusaberto.com.br/


http://www.greenmobility.com.br/


Para saber mais sobre o Fórum, visite o seguinte site. Vale a pena, tem muitas entrevistas com especialistas em mobilidade em cidades, além de mostrar as outras soluções para esse problema. É um site interessante e tem muitas outras reportagens sobre arquitetura e urbanismo. O endereço é:


http://www.arquitetonico.ufsc.br/forum-internacional-de-mobilidade-urbana-dia-1


http://www.arquitetonico.ufsc.br/forum-internacional-de-mobilidade-urbana-dia-2


Nenhum comentário: