quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

LACATON & VASSAL


Fundado em Paris em 1987 por Anne Lacaton e Jean-Philippe Vassal, o escritório tem projetos comerciais, educacionais, culturais e edifícios residenciais. O fio condutor em toda a sua obra é o desejo de encontrar o que é essencial em cada situação e criar uma linguagem modesta de arquitetura baseada principalmente na economia dos meios e voltada para o bem estar dos usuários.
House, Coutras

Anne Lacaton
Nascida: 2/8/55, na França, Saint Pardoux la Rivière

Diploma Escola de Arquitetura de Bordeaux, França, 1980

Diploma de Urbanismo, Universidade de Bordeaux, 1984

Professora visitante na Faculdade de Arquitetura Lausanne
Jean-Philippe Vassal

Nascido: 2/22/54, Casablanca, Marrocos

Diploma Escola de Arquitetura de Bordeaux, França, 1980

Arquiteto e urbanista no Níger (África W), 1980-1985

Professor da Escola de Arquitetura de Versalhes 2002-2006, Bordeaux, 1992-1999
Professor visitante na Universidade de Düsseldorf de Ciências Aplicadas (Peter Behrens School of Architecture), Professor da TU Berlin desde 2007 .

Japanese House of culture, Paris
No que diz respeito à arquitectura com uma especial sensibilidade ecológica, destacam-se aquelas obras que recorrem às formas e tipos mais facilmente adaptáveis ao meio, como peles permeáveis e versáteis, galerias exteriores, pátios interiores, edifícios em forma de estufa, geometrias de vidro e formas escalonadas para aproveitar ao máximo a energia solar, tal como edifícios semi-enterrados e dispersos, estruturas leves e recicláveis.

53 semi-collective housing units



Para eles a forma não é um problema arquitectónico que se deva trabalhar de forma constante, mas simplesmente uma circunstância acrescentada ao enfrentar-se uma situação determinada.
A forma é algo que surge por si mesma, distinguindo-se da atitude da escultura que cada um deve modelar. Dessa forma, no seu método evitam utilizar maquetes, já que estas privilegiam o aspecto externo, e eles preferem uma abordagem a partir do interior para o exterior, mediante a preeminência dos programas que se estendem no espaço até acabar anulando, desde dentro, os limites do volume construído. De este modo, o processo resulta, com frequência, em uma forma exterior da casa que se ajusta muito às regras urbanísticas impostas.
Assim sucede, com a casa de Cap Ferret( a cima e abaixo), que deveria guardar uma distância mínima de quatro metros para com os edifícios vizinhos, e quinze em relação ao mar. A distância para a rua, dependia do espaço disponível. A posição definitiva como um volume flutuante entre as árvores, explica o interesse em conservar as árvores e as dunas do terreno. A casa se eleva, o máximo permitido de 6 metros de altura máxima, mas sufeciente para assegurar umas melhores vistas sobre a bacia de Arcachón, de modo que a vista para o mar não seja perturbada pela vegetação, e o talude junto ao mar.



Segundo LACATON & VASSAL: O luxo é aquilo que torna uma situação muito mais interessante, muito mais interessante, muito mais qualitativa. É tudo o que se pode acrescentar a uma situação normal e que dá mais prazer, ter um espaço duas vezes maior para morar ou simplesmente, uma vista fantástica...
existe em cada projeto qualquer coisa que podemos agarrar e levar ao extremo. existe em cada situação uma oportunidade de luxo que não esta ligada ao preço.






REFERENCIAS:
http://www.lacatonvassal.com/data/documents/20100531-2126470810Arqa67.Portugal.pdf
-http://www.arquitetura.eesc.usp.br/sap645_2010/SAMY/ArquitetoInsight/caderno/Lacaton%20e%20Vassal,%20Casa%20em%20L%C3%A8ge,%201998,%20France,%20Aluno%20Samy%20Marsaud.pdf
- http://www.spatialagency.net/database/why/ecological/lacaton.vassal
-http://experienciazora.blogspot.com/2007/07/lacaton-vassal.html
-http://www.lacatonvassal.com/

Nenhum comentário: