terça-feira, 28 de junho de 2011

Amanara

Jean Paulo Oliveira, coordenador e professor na Casa dos Quadrinhos - Escola Técnica de Artes Visuais, expõe 11 pinturas feitas com aquarela que representam diferentes paisagens de Belo Horizonte em dia de chuva. Este é o tema trabalhado por Jean nos últimos dez anos, como forma de transmitir a poesia da chuva e explorar uma técnica desafiadora, pois a aquarela seca rápido e, por isso, não permite muito acabamento nem correções, ao passo de que essa característica garanta a facilidade de transporte e armazenamento das obras.

Com esses trabalhos, o artista tenta chamar a atenção de quem os observa para a beleza da chuva e de Belo Horizonte, que merece destaque. Segundo Jean, a cidade possui detalhes interessantes que passam despercebidos, seja por pressa cotidiana ou por falta de cultura. Nós como arquitetos, devemos também nos preocupar em projetar locais que, além de confortáveis, seguros e úteis de diversas formas, possuam características que despertem a atenção das pessoas, tornando-se convidativos.

O título escolhido foi Amanara, que em tupi-guarani significa "dia chuvoso", e retrata perfeitamente o tema da mostra. Jean se afirma como um grande conhecedor do desenho e das aquarelas, como nos detalhes de dos reflexos em poças d'água e pingos passando pelas árvores e guarda-chuvas. A exposição, um belo trabalho, está na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães (Praça da Liberdade, 21, Bairro Funcionários) e pode ser vista gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 13h, durante todo o mês de junho.
















Fontes: http://www.divirta-se.uai.com.br/html/sessao_7/2011/05/31/ficha_agitos/id_sessao=7&id_noticia=39354/ficha_agitos.shtml

http://casadosquadrinhos.blogspot.com/2011/05/exposicao-de-aquarelas-do-prof-jean.html

Nenhum comentário: