segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sebastião Salgado

Foi ano passado, quando trabalhava numa livraria, que soube da existência de Sebastião Salgado pelo livro da capa mais impactante que tinha visto na Via Ápia:






É um livro de fotografias em P&B tiradas em 26 países, reunidas desde o ano de 1993, que só pude folhear, mas foi suficiente para me motivar a procurar saber mais sobre o autor.

Sebastião Salgado é mineiro de Aimorés, nascido em 1944, graduado em economia na USP, possui mestrado e doutorado na área. Em 1971, trabalhava para a Organização Internacional do Café, e, numa viagem a trabalho à África, descobriu que a fotografia pode ser mais eficiente para mostrar a economia de um lugar do que dados estatísticos.

Desde então, Sebastião Salgado deixou de lado seu trabalho de economista e se dedica a fotografar miseráveis do mundo. Trabalhou para grandes agências e publicou outros livros, sempre retratando sofrimento, fome, pobreza...

Aqui, a crítica de Jânio de Freitas sobre Sebastião: "Sebastião Salgado é um portador do mistério da arte. O que quer dizer que sua fotografia não se descreve: sente-se. E sente-se de um modo especial, proveniente do que fez Sebastião Salgado ser reconhecido em todo o mundo, em tão poucos anos, como um fotógrafo muito especial. Diante de sua fotografia não se pode sentir, como é usual que as fotografias provoquem, a ternura, ou a contristação, ou a culpa, ou o deleite estético. Diante da fotografia característica de Sebastião Salgado vêm-nos, em uma rajada única, a ternura e a dor e a culpa e o prazer estético. Inseparáveis e indistinguíveis, consistentes e indisfarçáveis, em uma só rajada, todos os ricos sentimentos que a pobreza emocional dos dias de hoje não foi ainda capaz de consumir e devorar.(...)”









Nenhum comentário: