quarta-feira, 22 de junho de 2011

Arquitetura a serviço da água.

O edifício Water Building Resort ,criado pelo arquiteto espanhol Orlando de Urrutia, incorpora tecnologias de ultima geração referente a sustentabilidade. O mais surpreendente é que este edifício tem a capacidade de "converter" ar em água potável com ajuda de energia solar.

Desenhado e inspirado na forma de uma gota de água, o Water Building Resort permite integrar as energias renováveis, com a captação e otimização de energia solar. A fachada orientada para o sol, foi especificada com vidro fotovoltaico incolor, capaz de transformar luz solar em eletricidade sem afetar a transparência da construção.
A fachada oposta ao sol, ganhou uma volumetria vazada, permitindo a entrada de ar que é conduzido através dos equipamentos geradores de água potável. O ar ao passar pelo pátio central, aumenta sua velocidade e sai por um gerador de ar, gerando energia elétrica para todos os equipamentos do prédio.
A conversão de ar em água tem sua produção baseada no processo de condensação da humidade presente no ar. Sua localização em meio ao mar, também favorece uma maior condensação, permitindo aproveitar a evaporação durante o dia e a condesação a noite.
Como se não bastasse, no subsolo do edifício serão tratadas as águas do mar e pluvial que serão aproveitadas por ele.O Water Building Resort também conta com um centro de investigação tecnológica de controle de qualidade de água. Dos 21.17m³ de água captados pela edificação, são produzidos 5 mil litros de água potável.
Alguns podem achar que o Water Building Resort é extremamente formalista, espetacular ou oneroso demais, com sua forma de gota de água e tecnologias caras, mas independente das criticas -ou elogios- a questão é que o edifício incorpora recursos de ultima geração no que se refere à sustentabilidade.

O Water Building Resort é o primeiro edifício do planeta capaz de converter ar em água, a princípio pode parecer ficção, mas graças a tecnologia ” TeexMicron”, incorporada ao edifício, tudo isso se torna realidade.Com este edifício, Urrutia pretende despertar a consciência sobre questões como aquecimento global e uso racional da água.O programa arquitetônico contempla um aquário, restaurantes, ginásios, serviços de SPA e salas de exposição.
http://www.youtube.com/watch?v=gkFo0kFbqbY

Nenhum comentário: