segunda-feira, 27 de junho de 2011

Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain


Dirigido por Jean-Pierre Jeunet
e lançado em 2011, O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é um filme francês que conta a história de Amélie, uma menina que cresceu solitária e afastada das outras crianças por supostamente ter um problema cardíaco, fato este concluído equivocadamente pelo seu pai e médico que lhe examinava mensalmente. Sendo assim, foi educada e alfabetizada por sua mãe e professora.


Porém, Amélie sofreu com a morte prematura da mãe e a com a falta de tato e pouca intimidade com pai. Tais acontecimentos refletem em sua vida daí pra frente, já que nunca teve muito contato com as outras pessoas, até que um fato a torna com um desejo de ajudar as pessoas ao seu redor, proporcionado-lhes eventos simples que as façam felizes, nem que por isso seja preciso interferir no destino delas
.


A narrativa é diferente e interessante, o diretor apresenta seus personagens revelando suas manias e preferências mais intrigantes, diferentemente dos filmes tradicionais. Seu roteiro dispõe de uma conciliação harmônica entre comédia, drama e romance sutis, sob um cenário fantástico, muito variado, cheio de cores e com a encantadora e insubstituível trilha sonora francesa de Yann Tiersen ressaltando alegria e demais emoções em cada cena.


O filme, mais uma vez, nos revela algo que os filmes norte-americanos não costumam mostrar, como o cotidiano das personagens, que se aproxima muito com a realidade da maioria das pessoas. Como prova disso, é impossível que alguém não tenha se identificado com muitas ou algumas das manias da protagonista ou de outras personagens.



Além disso, a protagonista interpreta um papel incrível e com conteúdo, que expõe a herança infantil mesmo em sua vida adulta e o otimismo resultante da esperança que ela dá as pessoas que a cercam com muita imaginação e criatividade.



Ficha Técnica

título original:Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain

gênero:Comédia

duração:2 hr 0 min

ano de lançamento: 2001

site oficial: http://www.amelie-themovie.com/

estúdio: Le Studio Canal+ / Filmstiftung Nordrhein-Westfalen / France 3 Cinéma / La Sofica Sofinergie 5 / MMC Independent GmbH / Tapioca Films / Victoires Pictures

distribuidora: Miramax Films

direção: Jean-Pierre Jeunet

roteiro: Jean-Pierre Jeunet e Guillaume Laurant

produção: Jean-Marc Deschamps

música: Yann Tiersen

fotografia: Bruno Delbonnel

direção de arte: Volker Schäfer

figurino: Madeline Fontaine e Emma Lebail

edição: Hervé Schneid

efeitos especiais:Duboi