quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves


A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves é a sede oficial do Governo do Estado de Minas Gerais. Localizada na Rodovia Prefeito Américo Gianetti, no Bairro Serra Verde, abriga o Gabinete Estadual, bem como a maior parte das Secretarias.
O complexo exprime a ideia corrente de que Belo Horizonte está saturada de circulação de pessoas e veículos no vetor centro-sul e deve crescer rumo ao setor norte, menos independente economicamente do restante da cidade e com vazios urbanos que podem ser aproveitados. Foi utilizada também como carro chefe propagandista do governo Aécio Neves, governador de Minas Gerais na época da construção. O projeto arquitetônico foi entregue a Oscar Niemeyer, grande nome da Arquitetura Moderna. O assentamento da cúpula governamental ficou no Palácio Tiradentes. O edifício é o maior prédio de concreto protendido suspenso do mundo, com vão livre de 147 metros de comprimento e 26 metros de largura.


Próximo ao Palácio Tiradentes existe o Auditório JK. Este possui quatro mil metros quadrados e capacidade de 490 assentos. Ele é utilizado para congressos, palestras e eventos culturais.


Os servidores lotados nas Secretárias Estaduais trabalham nos prédios gêmeos, "Minas" e "Gerais". Cada um conta com 116 mil metros quadrados de área construída e 14 andares para ocupação mais um pavimento aberto no nono andar. Entre as duas construções há o Centro de Convivências, espaço destinado ao comércio e que é popularmente conhecido como "Redondo", devido ao seu formato circular.


Uma curiosidade sobre o projeto original é que Niemeyer não queria que as janelas abrissem, entretanto essa ideia não foi aceita pelo Corpo de Bombeiros.
No espaço interno não existe divisões em alvenaria, a intenção era aproximar mais os setores e tornar as pessoas menos hierarquizadas, no entanto o que observamos é uma modificação constante no layout dos andares, onde a elite das Secretarias movem seus lugares e até mesmo fecham espaços com divisórias acrílicas. Há toda uma preocupação com a sustentabilidade, pelo menos em alguns pontos, por exemplo:

- Descargas sanitárias a vácuo, ecoomizando água;
- Sistema de irrigação dos jardins aproveitando a água pantanosa do local;
- Sistema de presença para o acionamento do ar condicionado e das luzes;
- Coleta seletiva de resíduos;

Principais pontos de reclamação de usuáarios:

- Luzes com baixo brilho luminoso tendem a irritar os olhos quando há uma mudança de ambiente externo/interno;
- Estacionamento sem cobertura e longe dos edifícios;
- Caminhos curvilíneos entre o jardim que atrasam o transeunte;
- Elevadores inteligentes que são acionados no exterior da cabine, o que causa tumulto pela falta de respeito da maioria dos usuários de não embarcarem na cabine correta e prejudicar todo o sistema.

Clique aqui para visualizar um videozinho da CAMG.


Referências
www.cidadeadministrativa.mg.gov.br
http://www.codemig.com.br
http://blog.mg.gov.br



Nenhum comentário: