sexta-feira, 10 de junho de 2011

Casa Fiat de Cultura: "Olhar e ser visto" e "Tarsila e o Brasil dos Modernistas"

Está acontecendo na Casa Fiat de Cultura, até 10 de Julho, uma exposição da Tarsila do Amaral com outros artistas modernistas. Dentre eles Goeldi, Guignard e Flávio de Carvalho. São 140 obras que misturam e representam bem a cultura brasileira, cada uma com sua característica própria.
Achei muito interessante que não estavam expostas somente as obras mais famosas e "típicas" da Tarsila mas também alguns desenhos pequenos feito com grafite em papel comum. Na exposição tinham muitas crianças e era legal observar as reações delas com quadros diferentes; os favoritos eram os coloridos e com animais da Tarsila.




Mas o que me surpreendeu foi a outra exposição que acontecia em outra galeria. A exposição "Olhar e ser visto" que fica até 3 de Julho reúne 40 obras desde o século XVI até a atualidade. Ou seja: tem de tudo. Pude entender com a visita que existem muitos simbolismos utilizados nos "retratos" antigos. Os quatro quadros das filhas do Rei Luís XV da França são impressionantes; cada uma foi pintada como um elemento da terra (fogo, terra, ar e água), a intenção do Rei era exibir as filhas e seus dotes para os pretendentes.
Essa parte da exposição era como assistir a uma aula de história da arte e poder ver pessoalmente os detalhes típicos de cada época- como a representação do cenário, o início da importância do artista e com isso a presença das assinaturas, etc.







Mas a exposição mostrou muito mais que isso. Tinham vários auto-retratos, retratos modernos, desconstrução e recurso à cena.

Nenhum comentário: