terça-feira, 28 de junho de 2011

Theatro Municipal - RJ

Recentemente reformado, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro é uma das mais belas construções da cidade, principalmente por se localizar na Praça Floriano, mais conhecida como Cinelândia. Essa região é repleta de monumentos tombados e de épocas próximas, (como a Biblioteca Nacional) o que dá homogeneidade ao espaço. Apesar disso, ao se virar a esquina logo se vê um grande prédio coberto por vidro, bem típico do nosso tempo.


Fundado em 14 de julho de 1909, o Theatro Municipal iniciou com apresentações externas, muitas vezes internacionais, mas tardiamente fundou a sua própria diretoria artística, que conta com ballet, coro e orquestra.


"Prefeito do Distrito Federal, entre os anos de 1902 e 1906, o engenheiro Pereira Passos o planejou como o toque final da reforma que realizou na cidade do Rio de Janeiro, sendo o Theatro construído com base na fusão do projeto arquitetônico de Francisco de Oliveira Passos, com o de Albert Guilbert, que haviam empatado no concurso organizado para o projeto do novo teatro. O desenho do prédio foi inspirado no da Ópera de Paris, construída por Charles Garnier"


Na fachada se vê as escadas, os dois andares, e as três cúpulas na cobertura. Tudo erguido pela grandes colunas, que sustentam também alguns adornos, mesclando o clássico e o barroco.


Em frente à construção há luminárias e o emblema do município, adornados e suspensos por colunas de granito. É utilizado também o cobre e o bronze, principalmente nas cúpulas e nos portões.


Infelizmente não tive acesso ao interior do teatro, mas pelo site é possível obter informações e acessar fotos do local. A parte interna é igualmente (ou até mesmo mais) adornada, através de vitrais, pinturas e esculturas. Nota-se também a necessidade de uma luz artificial, já que a própria construção impede a passagem de luz. Em anexo ao teatro, há um pequeno jardim protegido por muros.

Nenhum comentário: