terça-feira, 28 de junho de 2011

Intervenção Cineclube Savassi




INTRODUÇÃO

Utilizando como base o Artigo 75, do TÍTULO III - Do Uso do Logradouro Público, da legislação de Belo Horizonte, as alunas de arquitetura da UFMG Ana Cláudia Françoso, Mariana Tanure e Rayane de Sousa propuseram uma intervenção em uma vaga de carro.

"Art. 75 - Independentemente do uso do afastamento frontal, a colocação de mesa e cadeira poderá ser feita, alternativamente: I - no passeio, desde que o mesmo tenha largura igual ou superior a 3,00m (três metros); II - no espaço do quarteirão fechado; III - na área de estacionamento de veículos em via pública local lindeira à testada do imóvel correspondente ao estabelecimento, quando o passeio tiver largura inferior a 3,00m (três metros), mediante avaliação do Executivo; IV - na via pública, nos casos de feira ou evento regularmente licenciado. Parágrafo único - O licenciamento para a colocação de mesa e cadeira na área prevista no inciso III do caput deste artigo será permitido mediante a instalação de tablado removível protegido, que não impeça o escoamento de água pluvial, e poderá exceder a testada do imóvel correspondente ao estabelecimento se contar com a anuência do vizinho lateral. Art. 75 com redação dada pela Lei nº 9.845, de 8/4/2010 (Art. 24)"

Mas como a proposta de intervenção não visa, à princípio, efetivação; tomou-se a liberdade de propor também uma ampliação legislativa. Assim, o uso de áreas de estacionamento para a colocação de mesas e cadeiras, antes restrito à vias públicas locais (vel. máx. 30 km/h), foi estendido às vias coletoras (vel. máx. 40 km/h) e não mais restringi-se aonde o passeio tiver largura inferior a 3,00 m.

Com base nisso, as alunas sugeriram uma extensão montável nas três vagas de carro existentes na fachada do Cineclube Savassi (Rua Levindo Lopes 358, Savassi - BH/MG) onde funcionará o café, já existente, e um sebo de livros direcionados para o cinema. E com o propósito de oferecer uma alternativa de transporte, uma das três vagas destina-se à colocação de um bicicletário. (Vale destacar que a via citada é coletora, que o passeio adjacente tem largura de 4,00m, que a área de estacionamento conta com um total de 6,15 x 4,35m e que a intervenção será feita das 18:00h às 00:00h).

INTERVENÇÃO

Visto que o ambiente deverá ser montado diariamente, buscou-se soluções arquitetônicas que facilitassem a acomodação do material e possibilitasse uma montagem rápida.

A construção foi pensada da seguinte maneira:

1- Projeto de um tablado suspenso, a fim de nivelar o chão deste ambiente e a calçada, possibilitando o escoamento de água na rua.

2- Fixação de muretas de 1,20m com o propósito de tornar o espaço público um pouco mais privado. Ou seja, manter o ideal de espaço coletivo, interagindo-se com a rua e ao mesmo tempo possibilitar ao usuário a sensação de estar em um ambiente do Cineclube, acolhedor e aconchegante.

3- Utilização de mobiliário dobrável ou desmontável.

4- Iluminação independente de fiação, via bateria de energia química ou solar. (Critério que depende da escolha do proprietário, devido ao investimento financeiro, custo e benefício).

5- DVDs portáteis fixados às mesas, a fim de possibilitar ao usuário a escolha de assistir ou não os trailers dos filmes em cartaz no Cineclube Savassi.

6- Escolha de materiais e cores que se comuniquem com o espaço de café do Cineclube e decoração remetente ao cinema.

7- Uso de um tapete vermelho no passeio, como forma de integração arquitetônica.

Os itens utilizados estão listados abaixo com suas respectivas dimensões e podem ser facilmente acomodados.

*8 toras de madeira. 0,20 x 0,11 x 2,15m.

* 2 tablados dobráveis de taco. 0,10 x 2,08 x 4,35m (dividido em 4 tábuas de 1,00m e uma de 0,35m).

* 2 paredes laterais dobáveis de madeira. 0,05 x 1,20 x 4,35m (dividido em 4 tábuas de 1,00m e uma de 0,35m).

*1 parede posterior dobrável de madeira. 0,05 x 1,20 x 4,05m (dividido em 4 tábuas de 1,00m e uma de 0,05m).

*5 mesas dobráveis. 0,75 x 0,74 x 0,80 m.

*15 cadeiras dobáveis estilo diretor de cinema, com nomes de diretores importantes estampados nos encostos. 0,31 x 0,45 x 0,80m.

* 1 mesa que também é estante de livros. 0,84 x 0,70 x 1,00m.

*2 luminárias de chão que também são estantes para livros. 200,00cm x r 0,30cm.

*6 luminárias de mesa. 20,00cm x r 8,00cm.

*1 caixa de acrílico que se fixa à mureta para a colocação de panfletos. 0,10 x 0,10 x 0,10m.

*5 DVDs portáteis que se fixam às mesas dobráveis.

*2 módulos de bicicletário. 0,60 x 2,10m.

*Carpete vermelho que pode ser fixado à calçada com cola ou estendido. 4,00 x 4,00m.

MONTAGEM

Passo a passo:

1- Coloque as oito toras de madeira no espaço de duas vagas de garagem e os dois módulos do bicicletáriona outra vaga, conforme figura abaixo.

2- Estenda o tablado de madeira sobre as toras e fixe um ao outro utilizando uma chapa de aço.

3- Fixe as paredes ao tablado e umas às outras utilizando mão-francesas.

4- Disponha o mobiliário.

CRIAÇÕES

As alunas ainda desenvolveram o designer de 2 luminárias e de uma mesa, que foi executada.

*Luminária de mesa:

Inspirada em um rolo de filme, conta com duas tampas e uma película transparente com estampa em escala de cinza (ver imagem) que fazem o envoltório de duas lâmpadas de LED.

*Luminária de chão:

Inspirada nas estantes giratórias de livros.

Seus níveis têm raios diferentes e giram independentemente.

Sua cúpula segue também é de película transparente e tem a mesma estampa das luminárias de mesa.

*Mesa:

Inspirada na poltrona abaixo, a mesa conta com nichos esternos para acomodação de livros.

Além disso, ela é desmontável, o tampo é solto e a estrutura é formada por dois blocos inteiriços.

Para fazer o papel de caixa registradora e como uma alternativa à gaveta foi feito uma caixa que se assemelha a um livro.

Ressalta-se que a construção da mesa e da caixa seguem os princípios de reciclagem, o material utilizado foi: caixotes de madeira, madeira de demolição e papelão.



Nenhum comentário: