sexta-feira, 24 de junho de 2011

Por entre as ameias















Portugal é, sem sombra de dúvida, uma das principais referências européias quando se trata de castelos e fortalezas medievais.Em uma viagem de férias tive a oportunidade de conhecer o país e seus monumentos históricos, sendo que os castelos foram os que mais me impressionaram pois neles me senti como um de seus soldados atrás das ameias (espécie de dentes no topo das torres e muros por onde se protegia das flechas e projéteis inimigos ).





Breve histórico da fundação do país





A região onde hoje está Portugal sempre foi habitada desde muito tempo por vários povos (celtas, iberos, lusitanos, fenícios, gregos, romanos, bárbaros, árabes e cristãos) os quais deixaram importantes traços de suas culturas como: obras arquitetônicas , instrumentos , ferramentas e muitas palavras que contribuíram para a formação da língua portuguesa. A Península Ibérica foi ocupada pelos mouros(muçulmanos) no século VIII e cristãos da região norte comecaram a retomada no sec XI . À medida que iam conquistando as terras novos reinos cristãos apareciam como Leão e Castela e Navarra.O rei de Leão e Castela, D. Afonso VI, foi auxiliado por cavaleiros cruzados dentre os quais destacou-se D. Henrique que recebeu por recompensa o ducado Portucalense e a mão da filha de D. Afonso , D. Teresa. Após a morte de D. Henrique , seu filho Afonso Henriques iniciou o movimento de independência sendo vitorioso e proclamado o primeiro rei de Portugal em 1142.


Segue abaixo alguns dos monumentos que tive a oportunidade de conhecer.



Castelo de Almourol


Situado no topo de uma ilha fluvial do médio Tejo, foi erguido num afloramento de granito sobre as bases de uma antiga fortificação romana do sec I a.C. pelos mouros e conquistado por Afonso Henriques em 1129 e entregue à Ordem dos Templarios para defesa da região da então capital portuguesa , Coimbra.`As margens do Tejo pude presenciar uma das mais pitorescas paisagens de minha vida, e tive que atravessar de barco para visitar o castelo.











Castelo de Tomar





Fundado no séc XII por Afonso Henriques e Gualdim Pais, 2º mestre da Ordem do Templo , foi em grande parte construido com pedras das ruinas da antiga cidade romana Selium .Sua principal função era proteger a velha estrada romana que ligava as cidades de Santarém e Lisboa.Do alto de suas muralhas eu e meu irmão brincamos como se fôssemos cavaleiros templários a proteger o castelo de um ataque dos mouros.Sua tecnologia militar é a mesma empregada na Terra Santa (Jerusalém) pelos cruzados.
















Convento de Cristo





Fundado em 1169 por Gualdim Pais, ainda conserva recordações dos monges cavaleiros e dos herdeiros do seu cargo, a Ordem de Cristo, os quais fizeram do edifício a sua sede em 1356. Situa-se entre o perímetro das muralhas do Castelo de Tomar e um bosque no qual tive o prazer de saborear tenras ameixas colhidas no pomar . A arquitetura partilha traços românicos, góticos , manuelinos, renascentistas, maneiristas e barrocos.Os elementos arquitetônicos que mais me impressionaram foram: o Grande Claustro com sua fonte central(gótico e renascentista); a Janela do Capítulo do Convento(manuelina com elementos naturalistas e marítimos); a Charola do Oratório (românica, baseada na Rotunda do Santo Sepulcro de Jerusalém).Atualmente é tombado pela UNESCO como patrimônio histórico mundial.













































































Torre de Belém


Passei minha última semana de férias em Lisboa e logo no primeiro dia fiz um longo passeio pelas margens do rio Tejo; foi quando deparei-me com esta fina jóia arquitetônica lusitana. ATorre de Belém foi construida por D. Manuel I em 1514 tendo como arquiteto Francisco de Arruda, e tinha a função de proteger as embarcações da época dos descobrimentos que zarpavam ou aportavam em Lisboa.O monumento reflete influências islâmicas e orientais , características do estilo manuelino ,e marca o fim da tradição medieval das torres de menagem , ensaiando um dos primeiros baluartes (espécie de pátio murado e com canhões) para artilharia no país.Sua decoração exterior é adornada com cordas e nós esculpidos em pedra , galerias abertas ,torres de vigia no estilo mourisco , ameias em forma de escudo decoradas com esferas armilares , a cruz da Ordem de Cristo e elementos naturalistas alusivo `as navegações. Considerada como patrimônio mundial pela UNESCO desde 1983, a Torre de Belém exprime a importância e orgulho com que os portugueses cuidam , preservam e restauram , sem medida de esforços, seu riquíssimo passado historico.






















































www.castelosdeportugal.blogspot.com



Nenhum comentário: