quarta-feira, 29 de junho de 2011

MUSEU HISTÓRICO DE DIVINÓPOLIS / MG
EXPOSIÇÃO "MINHA CIDADE TEM HISTÓRIA"



Na semana de 20 a 24/06/2011, ainda realizava-se no Museu Histórico de Divinópolis/MG, a exposição "Minha Cidade tem História". Com algumas miniaturas de prédios antigos, livros contando a história de Divinópolis, utensílios domésticos antigos, uniformes escolares da década de 50, podemos verificar um pouco da história cotidiana de Divinópolis.

De acordo com a coordenadora do Museu, Tânia Santos, para montar a exposição foi realizada uma pesquisa de itens importantes que fizeram parte da trajetória de Divinópolis. “Buscamos retratar a história do município, buscamos em livros e objetos com riquezas de detalhes. Nossa intenção é mostrar ao visitante que a cidade tem história e precisa ser contada. É uma lembrança que os divinopolitanos terão”, afirmou Tânia. E além da exposição, o Museu disponibiliza um acervo de mais de 200 fotos que retratam os 99 anos de emancipação da cidade.

O Museu Histórico, em si mesmo, é um patrimônio cultural valiosíssimo da cidade. Erguido no século XIX. pela mão de obra escrava, ele se situa na praça Dom Cristiano (ou praça da catedral), um local também relacionado com as origens do arraial do Divino Espírito Santo de Itapecerica (hoje Divinópolis). O museu, que serviu de moradia, armazém, escola (EE Monsenhor Domingos), foi protegido e transformado em bem público, após uma malfadada tentativa de uma administração municipal em destruí-lo, por razões de uma sutil especulação imobiliária. Mas a população se mobilizou rapidamente e o defendeu, dando início ao processo de tombamento e transformação do local em patrimônio cultural.


Eu no Museu

Dentro das comermorações do Centenário da cidade, que se dará em 2012, a exposição "Minha Cidade tem História" apresenta peças interessantes, como um carro de boi, doado ao museu pelo Sr. Tonico, da Comunidade Córrego Falso, mas infelizmente não será possível expor aqui pois dentro do museu é proibido fotografar. A peça era acompanhada por um texto que se referia à presença do trabalho rural no município e relatava a presença dos carros de boi nos serviços de transporte de pessoas e produções das localidades rurais. Outro material interessante exposto foi uma vitrola dos anos 50, com todo a maderaime conservado.

Para mim, a seção mais marcante da exposição foi a representação de uma cozinha do início do século XX. Pena que não podia ser fotografada! Nela estava presente o fogão à lenha, as panelas de ferro e de barro, um antigo coador de café e uma chaleira, e uma coletânea de latas de produtos da época (manteiga, gordura, açúcar...). Estas latas provocavam nas várias pessoas mais velhas as imediatas lembranças do passado!

No museu, através de uma mídia, também era apresentado uma coletânea de fotos, que retratavam a cidade nos seus vários momentos históricos. No endereço, http://www.divinopolis.mg.gov.br/centenario, podemos verificar parte da coletânea.

A arquitetura vista hoje em Divinópolis pouco guarda de sua origem, pois a cidade cresceu em uma velocidade grande e seu casarões foram demolidos para construção de novos prédios. Porem ainda se pode ver alguns patrimônios históricos que foram tombados. Eu particularmente adoro Divinópolis e acho que a cidade é um ótimo lugar para se viver. A arquitetura atual dos prédios pouco inova e a vida cultural da cidade é bem restrita mas é um lugar sem muita criminalidade e aconchegante. A população aproveita muito os espaços públicos o que trás uma vida a cidade diferente das vistas em cidades do mesmo porte. Conheça Divinópolis se tiver oportunidade e visite o museu é uma experiência que lhe acrescentará bastante.













































Nenhum comentário: