terça-feira, 28 de junho de 2011

Nova Catedral em BH



O projeto do arquiteto Oscar Niemeyer, de 103 anos, para a nova catedral da Arquidiocese de Belo Horizonte, batizada de Cristo Rei, traz um compromisso: pôr em prática um sonho dos católicos desde a época de dom Antônio dos Santos Cabral, o dom Cabral (1884-1967), primeiro chefe da Cúria de BH.



A nova catedral, substituirá a de Nossa Senhora da Boa Viagem, no Centro da cidade, e vai ocupar 22 mil metros quadrados no Bairro Juliana, em frente à Estação BHBus Vilarinho, na Avenida Cristiano Machado. O projeto prevê que a Catedral Metropolitana seja construída em um terreno próximo à Cidade Administrativa - monumental complexo administrativo do governo mineiro, também projetado por Niemeyer que reúne quase todas as secreta
rias do Estado e seus órgãos vinculados em 804 mil metros quadrados.



O complexo que inclui o templo terá três pavimentos e uma praça com altar externo para missa campal. A praça abrange a catedral e um surpreendente altar externo localizado na outra extremidade, que vai assegurar que cerca de 20 mil fiéis possam assistir a missas e outros eventos. Segundo Niemeyer, a catedral será construída em forma de cúpula, com 60 metros de diâmetro, suspensa por duas estruturas a 100 metros de altura.





Segundo dom Walmor, a catedral é o lugar no qual o bispo exerce a missão de governar, ensinar e santificar. E ele e

spera que, além de um centro de espiritualidade, da mística, das cerimônias religiosas e confraternização, a Cristo Rei seja um polo de educação, cultura e promoção social para uma região onde vivem cerca de 1 milhão de habitantes.


Detalhes do templo:

  • Capacidade para 5 mil pessoas sentadas. Em grandes eventos, pode receber até 20 mil fiéis;
  • O monumento terá 40 mil metros quadrados de área construída. O terreno de propriedade da arquidiocese tem 22 mil metros quadrados;
  • O monumento terá duas colunas com 100 metros de altura, campanário com 40 metros e sete sinos, além de uma cruz de 20 metros, tudo na cor branca;
  • Os investimentos estimados são da ordem de R$ 75 milhões a R$ 100 milhões;
  • A expectativa é de que a obra fique pronta até 2014;

O projeto tem ganhado tanto destaque na Igreja, que vai participar, a partir de 4 de julho, de uma exposição em Roma, Itália, em homenagem aos 60 anos de sacerdócio do papa Bento XVI. Ela será a única obra representante do Brasil na mostra.

No sábado dia 2 de julho, às 14h30, durante missa festiva no ginásio do Mineirinho, na Pampulha, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo fará o lançamento oficial do projeto da construção.





“A Catedral Cristo Rei muito me encanta. É especial. Tenho grande satisfação e realização por esse projeto, tanto que foi escolhido para ser a capa do livro sobre as catedrais que eu e minha equipe projetamos. É um projeto que me gratifica. A Catedral Cristo Rei é a última que faço. Tem tudo o que um arquiteto pode querer: aspectos relacionados à estrutura, luz, contraste da forma e da natureza. É uma arquitetura rica, complexa e abrangente, de maneira que sempre a estudo com especial interesse. O acesso começa no terreno, no jardim. Ainda na área externa há um lugar concebido para a prece. Logo depois surge a catedral como monumento. Estou certo de que esse templo será o lugar mais visitado de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Um grande espaço foi aberto onde ela será construída, toda feita de concreto armado, que é dócil, atento aos desejos do arquiteto. Essa obra é exemplo de como se pode usar o concreto, material generoso. Ele permite tudo o que a gente quer. Por isso, procurei idealizar as formas com mais liberdade e projetar uma catedral diferente. É alta, muito completa para o fim a que se destina. Uma obra importante.

A Catedral Cristo Rei foi a maneira que encontramos de chegar ao resultado desejado e fazer uma obra tão importante para os católicos, não só da Arquidiocese de Belo Horizonte, mas de todo o Brasil”.

Oscar Niemeyer


Nenhum comentário: