quinta-feira, 30 de junho de 2011

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.

A Basilica de Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida ou Basílica Nova, é maravilhosa pela sua grandiosidade. Fica localizada na cidade de Aparecida (mais conhecida como Aparecida do Norte), no interior do Estado de São Paulo, Brasil. É o terceiro maior templo católico do mundo.
Benedito Calixto foi o arquiteto contratado para a elaboração do projeto, que foi pedido em forma de cruz grega.Em 1945, o então cardeal de São Paulo, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta levou ao vaticano o projeto da,então, futura basílica, que foi julgada como brilhante pela comissão examinadora.
A "Basílica Nova" teve sua terraplanagem iniciada em 1952 e terminada em 1954.Começou a ser construída em 11 de novembro de 1955, pela "Nave Norte", e seguida pela "Torre Brasília", que teve suas ferragens doadas pelo presidente Juscelino Kubitschek.Terminada a torre, as próxima obra foi a "Cúpula Central", e depois, já em meados de 1972, a "Capela das Velas" e "Nave Sul", passando em seguida para as "Naves Oeste e Leste", e as alas intermediárias,finalmente.

A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, assim como várias outras construções, sofre influência dos antigos romanos. A igreja é toda fundamentada em arcos, suas janelas, entradas e outras passagens são marcadas por esse tipo arquitetônico.Além do arco, podemos observar o teto côncavo, encurvado da basílica, cuja estrutura é denominada abóbada.Foram usados para sua construção cerca de 25.000.000 de tijolos e 40.000 metros cúbicos de concreto.
Foi inaugurada em 4 de julho de 1980, quando João Paulo II visitou o Brasil pela primeira vez. Em outra de suas visitas, passando por Aparecida, abençoou o Santuário e ,em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, elevou a Nova Basílica a Santuário Nacional. Localiza-se no centro da cidade, tendo como acesso a "Passarela da Fé", que liga a Basílica atual com a antiga. A igreja é visitada anualmente por aproximadamente oito milhões de romeiros por todas as partes do Brasil.

Medidas da Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Torre Brasília : 100 metros de altura, 18 andares com o mirante
Cúpula Central: 70 metros de altura e 78 metros de diâmetro
Naves: 40 metros de altura
Área construída: 23.000 metros quadrados
Área coberta: 18.000 metros quadrados
Volume de concreto usado: 40.000 metros cúbicos
Quantidade de tijolos usados: 25.000.000
Capacidade de acolhimento no interior da basílica: 45.000 pessoas
Área de estacionamento: 272.000 metros quadrados

O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida é uma construção que chama atenção pelas suas dimensões, no seu interior a sensação é de inferioridade em relação aos seus grandes vãos. Diante dessa enorme obra não se tem o que falar , apenas que é maravilhosa!

Nenhum comentário: